O Turismo de Portugal produziu, com a colaboração de diversas entidades, um documento orientador com a Sinalização Nacional para Rotas Cicláveis. A qualidade dos traçados para a prática das atividades de cycling e a sua utilização em segurança contempla a dimensão da sinalização, na medida em que a uniformização de soluções que assegurem a correta informação aos seus utilizadores, sejam nacionais ou estrangeiros, é um dos fatores decisivos para que esses traçados contribuam de forma efetiva para a valorização dos territórios e para a dinamização da atividade turística.
Neste contexto, as Rotas Cicláveis são redes de itinerários de lazer com interesse turístico. Têm uma abrangência supramunicipal e asseguram a continuidade do traçado, independentemente das fronteiras municipais. As suas características estão alinhadas com as boas práticas internacionais, tendo em vista um usufruto de lazer universal. São usufruídas pelas populações locais bem como por empresas turísticas para o desenvolvimento de programas de cycling.
Com este documento orientador, pretende-se apoiar os gestores de Rotas na implementação de sinalização adequada, colmatando assim uma lacuna existente nesta matéria. O documento não dispensa a consulta da legislação e documentos técnicos aplicáveis, nem a recolha de pareceres de entidades competentes que se venham a revelar necessários na implementação de projetos de sinalização.