A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior feira de turismo do país, organizada pela Fundação AIP, realiza-se entre 1 a 5 de março.
Como é habitual, o Turismo de Portugal associa-se a esta importante iniciativa organizando ações dedicadas a temáticas particularmente relevantes no momento.
No dia 2 de março, realiza-se a conferência Desafios da sustentabilidade – o papel do turismo para um futuro melhor, evento que pretende debater as diversas vertentes da sustentabilidade na atividade turística e como estas contribuem para um turismo mais inclusivo e responsável. Reunindo um vasto conjunto de profissionais ligados a estas temáticas, a iniciativa envolve ainda o ato público de compromisso e adesão para a eficiência hídrica no setor do turismo, através da adesão da Fundação INATEL à rede de compromisso AQUA+, fortalecendo assim o seu compromisso na promoção da eficiência hídrica em 10 dos seus empreendimentos turísticos.
O turismo cultural é outra temática destacada pelo Turismo de Portugal na BTL 2023. Em colaboração com a Direção-Geral do Património Cultural, organiza no dia 3 de março o Encontro Técnico sobre Itinerários Culturais do Conselho da Europa que tem por fim partilhar experiências e conhecimento sobre esta oferta cultural e turística, contribuindo para a sua divulgação junto dos agentes turísticos presentes na Bolsa de Turismo de Lisboa. O evento dará a conhecer 4 rotas europeias que Portugal integra, salientando a importância da sua integração nos Itinerários Culturais certificados pelo Conselho da Europa - uma rede notável de elementos patrimoniais e um recurso turístico-cultural de grande potencial no nosso território.
Destacam-se ainda iniciativas com envolvimento do Turismo de Portugal como a apresentação da agenda de atividades À descoberta do Turismo Industrial, a assinatura do Protocolo de Colaboração Rota Templários Portugal e a apresentação do Guia de Boas Práticas de Sustentabilidade para as Infraestruturas de Apoio ao Turismo Náutico no Litoral, Rios e Albufeiras.
O NEST - Centro de Inovação do Turismo estará também presente num BTL Lab dedicado, com uma montra de 25 startups, divididas em 5 pilares estratégicos para o setor do turismo (Marketplaces, Softwares, Sustentabilidade, Experiências e RH & Eventos). Durante os dias 1 e 2 de Março entre as 16h00 e as 18h00, as startups irão realizar pitchs de apresentação das suas soluções.
O Turismo de Portugal apoia, ainda, a realização do Programa de Hosted Buyers, promovendo o contacto entre 100 operadores turísticos oriundos de 22 mercados emissores e as empresas portuguesas presentes na BTL. Esta é uma ação promocional de interesse estratégico para incrementar a visibilidade do Destino Portugal e potenciar os negócios destas empresas turísticas. Os operadores turísticos internacionais, considerados estratégicos para a oferta/distribuição do destino Portugal junto da procura externa, são selecionados pelas Equipas de Turismo nos respetivos mercados. As 7 Agências Regionais de Promoção Turística apoiam o programa proporcionando a estes operadores convidados a realização de pós tours dando a conhecer a diversidade da oferta turística de cada região.
Através destas ações, o Turismo de Portugal cria, assim, um contexto de reflexão acerca das tendências para a inovação e restruturação da oferta turística nacional, da sua ligação a redes internacionais e da sua crescente qualificação, contribuindo para a construção de um turismo mais responsável, inclusivo e sustentável.