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Normalização e acreditação

Qualidade

​​​​​A Normalização é o processo de desenvolvimento, divulgação e aplicação de normas técnicas, as quais resultam de um consenso e visam otimizar os benefícios para as empresas.

A Normalização  assume uma enorme importância para os diversos setores económicos do país, quer na perspetiva do mercado interno - onde se enquadra a atividade normativa desenvolvida nas estruturas europeias de normalização, quer no contexto global - onde se insere a atividade normativa levada a cabo pelas estruturas internacionais de normalização.


Instituto Português da Qualidade (IPQ) é o Organismo Nacional de Normalização (ONN) e coordenador do Sistema Português de Qualidade (SPQ). Nessa qualidade, reconheceu o Turismo de Portugal como Organismo de Normalização Setorial (ONS), no domínio dos serviços turísticos.

Foi assim que, no âmbito do Sistema Português da Qualidade foi criada a Comissão Técnica de Normalização para o Turismo - CT 144, a quem cabe definir os referenciais de qualidade para as atividades turísticas no domínio dos serviços.

A CT 144 - Serviços Turísticos integra duas vertentes:
_ Reproduz os grupos de trabalho (WG) existentes no âmbito do TC 228 – Tourism and Related Services da International Organization for Standardization (ISO)
_ Promove o desenvolvimento de normas nacionais e a reflexão de um conjunto de temas ​de relevo para o Turismo, em Portugal.

Atualmente integra várias subcomissões temáticas, sendo que algumas delas desenvolvem, exclusivamente, o acompanhamento dos trabalhos a nível internacional, no âmbito da mencionada ISO/TC 228.

Até à data, a CT 144 elaborou as seguintes Normas Portuguesas, as quais foram editadas pelo IPQ:

_ NP 4494:2010 - Turismo de Habitação e Turismo no Espaço Rural
_ NP 4507:2012 - Empreendimentos de Turismo de natureza
_ NP 4520:2013 - Turismo de Ar Livre | Atividades de Turismo de Natureza
_ NP 4523:2018 - Turismo Acessível | Estabelecimentos Hoteleiros (1ª edição de 2014)
_ NP 4556:2017 - Turismo Industrial​​

A Comissão Técnica CT 144 - Serviços Turísticos, recebeu, o Prémio Normalização 2014, implementado pelo IPQ. Este prémio visa reconhecer, anualmente, a Comissão Técnica (CT) que se distingue pelo seu especial contributo para o desenvolvimento e promoção da Normalização Portuguesa, associado a um exemplo de Boas Práticas e evidenciando o cumprimento das Regras e Procedimentos da Normalização Portuguesa. 

A Comissão Técnica 144 integra todas as associações empresariais do setor, técnicos e peritos de referência, bem como a generalidade das entidades públicas com competências na atividade turística.

O Turismo de Portugal participa regularmente na Assembleia Plenária do Comité Técnico da International Organization for Standardization, TC 228/ISO – Tourism and related services, bem como nas respetivas reuniões dos grupos de trabalho. ​​​​​
O Turismo de Portugal está, neste âmbito, a acompanh​​​​​​​​​ar várias linhas de trabalho, cujos temas incidem sobre:
​​_ Accessible tourism
_ Accommodation
_ Sustainable tourism​

atividade de acreditação é da responsabilidade do Instituto Português de Acreditação (IPAC) e consiste na avaliação e reconhecimento da competência técnica de entidades para efetuar atividades específicas de avaliação da conformidade. O IPAC identifica as entidades acreditadas para eventual certificação segundo as Normas em causa.​​​

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  • International Organization for Standardization
  • Instituto Português da Qualidade
  • Turismo de Portugal
  • CT 144 – Serviços Turísticos
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