Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Prémio Destino Turístico Acessível - OMT

Turismo acessível

10.09.2019

​​​​​​​​​​​​Na primeira edição da distinção internacional Destino de Turismo Acessível (Accessible Tourism Destination - ATD2019), ​o comité de especialistas em acessibilidade universal na área do turismo (representantes de destinos, consumidores, indústria do turismo, organizações de pessoas com deficiência e organizações internacionais), premiou o Turismo de Portugal pelo trabalho desenvolvido na área do turismo acessível, através da implementação do Programa All for All​, bem como pelas boas práticas já ​existentes, tanto ao nível público como privado, identificadas na candidatura.

​A criação da distinção internacional Destino de Turismo A​cessível, promovida pela Organização Mundial do Turismo (OMT)​ e pela Fundação ONCE, visa o reconhecimento e promoção de destinos turísticos que fazem um esforço importante para que possam ser desfrutados por qualquer turista, independentemente das suas capacidades físicas, sensoriais ou cognitivas, ou seja, acessíveis.

Esta distinção não constitui uma certificação de destino acessível que ratifica a sua excelência nessa área, mas pretende antes destacar as iniciativas realizadas no destino turístico até um dado momento, bem como, o esforço para manter e aumentar o nível de acessibilidade ​já alcançado.

No dia 10 de setembro de 2019, durante a 23.ª assembleia-geral da OMT, em São Petersburgo, na Rússia​, Portugal foi escolhido como Destino de Turismo Acessível, tendo as Secretárias de Estado do Turismo e da Inclusão das Pessoas com Deficiência declarado:

"Esta distinção é recebida com enorme satisfação e é um grande impulso para que Portugal se torne o destino mais inclusivo do mundo. Esta é uma questão de cidadania e este é também um segmento muito importante no turismo mundial. Ainda há muito a fazer. Quem perde esta carruagem perde o comboio.“ – Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo

"Este é o reconhecimento de um trabalho sólido e estruturado que Portugal tem estado a realizar em matéria de promoção de mais e melhores acessibilidades para todos.” – Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência


  • Turismo acessível
  • All for All
  • Prémio
  • Organização Mundial do Turismo
  • Turismo de Portugal
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image