O Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro é um equipamento turístico da Câmara Municipal da Lourinhã que tem como missão o estudo, a preservação, a divulgação e a ativação turística do património histórico-militar, material e imaterial das Guerras Peninsulares e, em particular, da Batalha do Vimeiro.
O Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (travada a 21 de agosto de 1808) foi construído no campo da batalha, e possui uma coleção constituída por armamento, fardamento, documentação da época e peças arqueológicas únicas, que retratam as Guerras Peninsulares e as Invasões Francesas.
Destaca-se pela programação cultural que desenvolve anualmente, em especial, a recriação histórica da Batalha e, também pelos recursos e equipamentos que asseguram a acessibilidade física e comunicacional, com grande aposta em conteúdos informativos multiformato, que fazem dele uma boa prática a destacar na oferta turística acessível nacional.
O Centro é composto por duas salas de exposição permanente no piso 1 e uma sala de exposições temporárias, uma biblioteca e o auditório no piso – 1. Tem uma área envolvente de grandes dimensões (que inclui o campo de batalha) e um espaço de estacionamento.
As novas condições de acessibilidade que este Centro possui são as seguintes:
_Piso podotátil
_Instalações sanitárias adaptadas
_Balcão de atendimento adaptado
_Instalação de plataforma elevatória
_Criação de novo ambiente gráfico e comunicação, permitindo o acesso à informação de uma forma mais acessível
_Website acessível
_Conteúdos informativos adaptados: Tradução dos conteúdos (EN, ES, FR), informação em Braille, planta 2 D ½, sinalética interior acessível, criação de 8 vídeos sobre armas (com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e Sinais Internacionais e com audiodescrição), audioguias com audiodescrição, réplicas 3D das armas expostas, mapa de parede com impressão 2D ½ do território
_Placas com informação direcional e de interpretação adaptada para percurso cultural exterior
_Formação certificada de parte da equipa do Departamento de Turismo do Município da Lourinhã, incluindo a equipa do CIBV, museus e postos de turismo da cidade.
O projeto de melhoria das condições de acessibilidade foi apoiado pela Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal.