Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Equipa de Turismo - Brasil

Promoção do destino

03.04.2025

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A equipa apoia as empresas, designadamente através da participação nas principais feiras, eventos e workshops, operando, também, na captação de canais de distribuição, conhecimento do mercado e perfil do turista, com vista à promoção de Portugal. Trata-se de uma atuação que tem em conta o público-alvo, os objetivos, o perfil do turista e outras vertentes de conhecimento. Esta análise permite conhecer, de perto, o ambiente onde o produto/serviço se encontra. 

​// O mercado
O Brasil é um país com cerca de 203 milhões de habitantes, o mais populoso da América do Sul e o quinto mais populoso do mundo. Com um PIB superior a USD 2 biliões, é a nona maior economia do mundo e a maior da América Latina. A contribuição do setor do turismo já ultrapassou os níveis pré-pandemia, sendo superior a USD 145 mil milhões, cerca de 7,8% da economia brasileira. 

São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, são as cidades mais populosas, centros económicos e culturais. Depois de São Paulo, seguem-se Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba, como maiores cidades emissoras. 

Apesar de a média de gastos variar com o destino e tipo de viagem (lazer, compras, negócios), o valor médio por pessoa situa-se entre os USD 1500 e os USD 3000. As assimetrias são significativas, variando com o nível de rendimento, idade e região de origem. O pagamento das viagens é maioritariamente feito com recurso ao crédito. 
Grande parte da população brasileira tem 30 dias de férias por ano e quando procura um destino para viajar, valoriza a opinião de amigos, especialistas e influenciadores brasileiros.  

// O perfil do turista
Apenas 3% da população fala inglês, o que constitui uma vantagem para Portugal, enquanto destino preferencial. As viagens para os EUA são, maioritariamente, para entretenimento e compras, enquanto para a Europa, especialmente procurada por brasileiros com mais de 50 anos, viajam pela cultura e gastronomia. Os jovens e millennials, entre os 18 e os 34 anos, buscam principalmente destinos de aventura, intercâmbios académicos e experiências culturais, e procuram aproveitar promoções de passagens e alojamento económicos. 

Os meses de maior procura para viagens são dezembro, janeiro e julho, devido às férias escolares. A maioria dos brasileiros opta por fazer as suas reservas através de agências de viagem tradicionais, agências de viagem online (OTAs) ou diretamente nos sites de parceiros. 
Análises recentes do mercado de turismo brasileiro revelam algumas tendências e insights para os próximos anos. O turismo de luxo vai além do alojamento em hotéis de cinco estrelas, incluindo conforto, exclusividade e privacidade em acomodações diferenciadas. A ideia de fazer​ e experimentar é igualmente importante, quando pensam em viagens. 

A possibilidade de trabalho remoto tem viabilizado os destinos mais distantes, para os que não estão limitados pela necessidade de estar fisicamente no escritório. Assistir e praticar desporto está a tornar-se uma das principais motivações para viajar. Surf, maratonas, futebol, ski, mergulho, corridas da Nascar, entre outras – não há restrições para viagens desportivas. 
As viagens por medida, que permitem escolher cada item de acordo com as suas preferências, são cada vez mais preferidas aos pacotes-padrão, cuja procura caiu drasticamente. São desejadas experiências autênticas e seguras para todos os géneros, etnias ou orientações sexuais. 

A sustentabilidade é um fator, cada vez mais, preferencial e uma grande parte dos viajantes optam por hotéis com práticas sustentáveis e valorizam a implementação de políticas de sustentabilidade.  
O mercado brasileiro é diversificado e deve ser segmentado para atender às necessidades dos diferentes perfis dos consumidores que são altamente influenciados pelas redes sociais e conteúdos digitais. 

// Localização
Brasil – São Paulo
Turismo de Portugal
Consulado-Geral de Portugal
Rua Canadá, 324
01436-000 S. Paulo S.P. – Brasil
Tel.: 00551130841830
Coordenadas: 23°34'18.9"S 46°40'02.3"W​
​Endereço Geral: Info.Brasil@turismodeportugal.pt​​

​// Equipa ​
Bernardo Barreiros Cardoso - Coordenador
bernardo.cardoso@turismodeportugal.pt
Tel.: 00551130841830​
​​
Alexandre Mesquita - Gestor de Produto
alexandre.mesquita@turismodeportugal.pt
Tel: 005511970530475​

  • Equipas de Turismo no Estrangeiro
  • Turismo de Portugal
  • Internacionalização
  • Brasil
  • Promoção turística
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image