A Organização Mundial do Turismo (OMT) lançou um novo concurso para identificar as melhores ideias que visam ajudar as comunidades rurais a recuperar dos impactes da pandemia COVID-19. O concurso pretende apoiar o turismo rural como um instrumento fundamental para combater o despovoamento, promover a inclusão e reduzir as desigualdades regionais que incindem no rendimento e no desenvolvimento.
A agência especializada das Nações Unidas reconhece o crescente interesse em experiências de viagem únicas e autênticas, incluindo as que se ligam ao turismo de natureza e demais atividades de ar livre.
As candidaturas encontram-se abertas em quatro categorias:
_ Pessoas - através de projetos inclusivos que incentivem a criação de empregos e oportunidades;
_ Planeta - construir melhores projetos relacionados com a preservação e proteção dos recursos naturais, incluindo a abordagem dos impactes do turismo sobre as alterações climáticas;
_ Prosperidade - oportunidades de crescimento para startups que forneçam soluções inovadoras, através de novos modelos de negócios, instrumentos que promovam o acesso ao financiamento, mercados e marketing para o turismo em áreas rurais.
_ Impulso de tecnologia rural - implementação de novas tecnologias para promover o turismo e o desenvolvimento nas zonas rurais.
Prazo para as candidaturas: 1 de julho de 2021.
Os vencedores serão convidados a participar na Assembleia Geral da OMT, a realizar em Marraquexe, Marrocos, no próximo mês de outubro.