Estão abertas as candidaturas para as melhores aldeias turísticas rurais. Após o projeto piloto em 2021, a OMT - Organização Munidal do Turismo (UNWTO) anunciou o regresso das Best Tourism Villages em 2022.
Em 2021, mais de 40 aldeias de mais de 30 países das 5 regiões do mundo (mais de 170 candidaturas) foram reconhecidas como Best Tourism Villages e mais 20 aldeias foram selecionadas para participar do programa de modernização. Cumeada e Castelo Rodrigo foram, em 2021, as aldeias portuguesas distinguidas com este prémio.
Agora, os Estados Membros da OMT são convidados, mais uma vez, a apresentar candidaturas através das suas Administrações Nacionais de Turismo (NTA). O reconhecimento baseia-se numa avaliação dos seus recursos e iniciativas em nove domínios que abrangem os três pilares do desenvolvimento sustentável.
A iniciativa Best Tourism Villages by UNWTO reconhece exemplos notáveis de destinos turísticos rurais com ativos culturais e naturais reconhecidos, que preservam e promovem valores, produtos e estilos de vida rurais com base comunitária e empenhados na inovação e na sustentabilidade em todos os seus aspetos — económicos, sociais e ambientais.
O programa de modernização Best Tourism Villages by UNWTO, ajuda um número selecionado de aldeias entre as que não cumprem plenamente os critérios para obter o reconhecimento. As aldeias recebem apoio da OMT e dos parceiros para melhorar elementos dos domínios identificados como lacunas no processo de avaliação.
A rede Best Tourism Villages by UNWTO, proporciona um espaço para o intercâmbio de experiências e boas práticas, que inclui representantes das aldeias reconhecidas como as melhores aldeias turísticas pela OMT, bem como as que participam no programa de modernização, e beneficia dos contributos de especialistas e parceiros dos setores público e privado, envolvidos na promoção do turismo para o desenvolvimento rural. A rede contribui, igualmente, para o trabalho da OMT na identificação de boas práticas no desenvolvimento de orientações e conhecimentos.
As candidaturas estão abertas até 28 de junho de 2022 e as aldeias selecionadas são anunciadas no final do ano.