Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Boas práticas em alojamento - Reciclagem de Cartões com Componentes Eletrónicos

Sustentabilidade

13.07.2022

​​Os cartões que usamos todos os dias para pagamentos, assim como aqueles que são utilizados no alojamento turístico para gestão do acesso a quartos, são mais do que um simples pedaço de plástico. Estes cartões, por terem chips eletrónicos, bandas magnéticas ou antenas, não podem ser reciclados; ou pelo menos, não de uma forma normal, no ecoponto das embalagens. Neste cenário, estes cartões acabam no lixo comum e, consequentemente, em aterros.

Cada um destes cartões gera, com o seu fabrico, aproximadamente 150 gramas de CO2, o que é um impacto ambiental muito considerável, se pensarmos que existem, além dos cartões de acesso, cartões bancários, de fidelização de lojas, gasolineiras ou supermercados. A Contisystems estima que mais de 12 milhões de cartões são inutilizados anualmente, o que equivale sensivelmente a 75 toneladas de resíduos em apenas um ano.

Foram estes números que levaram à criação do Movimento Merece​ ​pela Contisystems, uma das maiores empresas fornecedoras deste tipo de cartões. O Merece é o Movimento Empresarial para a Reciclagem de Cartões com Componentes Eletrónicos, e o seu objetivo é reunir o maior número possível de emissores de cartões para transformar os resíduos dos seus cartões em matéria-prima para a construção de mobiliário urbano, e compensar a sua pegada de carbono.

Para o conseguir, o Movimento Merece conta com a ajuda de uma empresa que se dedica à construção de mobiliário urbano e de praia a partir de resíduos de plástico que, através de um processo de extrusão, o transforma​​ em perfis. Já para compensar a pegada de carbono, conta com uma entidade que planta uma árvore por cada quilo de cartão recolhido e assegura​ a sua manutenção por 5 anos.

Evitar que estas 75 toneladas de resíduos se acumulem em aterros está nas mãos de todos nós: pessoas, empresas, instituições.

É por isso que o Turismo de Portugal considera como uma boa prática que as empresas emissoras de cartões adiram ao movimento, assegurando um fim de vida responsável a mais este resíduo que deixamos no nosso planeta. 

Junte-se e faça a diferença.
Dê aos seus cartões o final que merecem.
​​​​
 


​​​​

  • Sustentabilidade
  • Eficiência na utilização de recursos e resíduos
  • Responsabilidade social
  • Alojamento
  • Reciclagem
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image