O Horizonte Europa é o próximo Programa-Quadro de Investigação e Inovação da Comissão Europeia para o período de 1 de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2027, com uma dotação orçamental global de cerca de 97 mil milhões de euros (dos quais 3,5 mil milhões de euros afetados a título do fundo InvestEU) e 2,4 mil milhões de euros para o Programa de Investigação e Formação da Euratom.
O Horizonte Europa estrutura-se em três pilares: Ciência Aberta, Desafios Globais e Competitividade Industrial e Inovação Aberta.
O pilar Ciência Aberta visa apoiar a excelência científica numa abordagem bottom-up de reforço à liderança científica da Europa, ao conhecimento e ao desenvolvimento de competências, através do Conselho Europeu de Investigação (ERC), das Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) e das Infraestruturas de Investigação.
O pilar Desafios Globais e Competitividade Industrial inclui os clusters: Saúde; Sociedades Inclusivas e Seguras; Digital e Indústria; Clima, Energia e Mobilidade; e Alimentação e Recursos Naturais. Este pilar baseia-se numa abordagem top down, está alinhado com as políticas europeias e internacionais (e.g., os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e tem a cooperação e a competitividade como elementos catalisadores. Neste pilar incluem-se missões em temas transversais que garantam impacto socio-económico e também parcerias com a indústria (JTIs) e os Estados Membros.
É no terceiro pilar, Inovação Aberta, que se concentram as atividades de criação de novos mercados, através do Conselho Europeu de Inovação (EIC). O EIC tem como missão apoiar o ecossistema de inovação Europeu, funcionando como uma one-stop-shop para os inovadores com grande potencial e garantindo o apoio ao Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT).