Reconhecendo o contributo do turismo para os objetivos de desenvolvimento sustentável, o Turismo de Portugal adotou, entre outras, uma estratégia que passa por estabelecer parcerias.
Exemplos de parcerias estabelecidas com entidades de diversas áreas:
_ Com a cultura, na promoção de novos produtos turísticos, na beneficiação de instalações e equipamentos, na construção de um programa de recuperação de património abandonado para fins turísticos
Exemplos: Parcerias com o Centro Nacional de Cultura; Programa Revive.
_ Com o ambiente, com parcerias institucionais com entidades públicas da área do ambiente e com organizações não governamentais do ambiente, desenhando programas de promoção de boas práticas junto das empresas do setor, de distinção de boas práticas ambientais.
Exemplos: Green Project Awards Turismo; Minuto Verde Turismo (https://www.rtp.pt/play/p55/e293756/minuto-‐verde)
_ Com os transportes, na promoção da acessibilidade ao destino e do desenvolvimento de modelos de mobilidade sustentável nos destinos.
Exemplo: projeto MOBIE no Algarve, que promove o uso de carros elétricos no Algarve.
_ No formação, envolvendo empresas a agentes da formação na construção de planos de formação na área do empreendedorismo e inovação no setor.
_ No âmbito da coesão territorial, uma das grandes prioridades, foi criado o programa Valorizar, que se destina a apoiar o desenvolvimento dos projetos turísticos previstos no Programa Nacional para Coesão Territorial. São abrangidos projetos que promovem a valorização do património e dos recursos endógenos das regiões; a diversificação da oferta nomeadamente de cycling & walking, turismo de natureza, turismo equestre, revitalização das termas e dinamização turística das aldeias.
_ No desenvolvimento do turismo para todos, no âmbito do qual nasceu o programa “All for All”, que visa estimular o envolvimento de entidades públicas e empresas para fazerem de Portugal um destino cada vez mais acessível para todos. A aposta é na melhoria do produto e na divulgação e promoção junto do turista de boas práticas de acessibilidade. Foi desenvolvido um canal online dedicado ao turismo acessível, alojado no visitportugal.com, com o objetivo de destacar os itinerários acessíveis em centros históricos de cidades do Continente e Ilhas.
_ No plano internacional, é fundamental a participação em diversos fóruns e organizações internacionais como a OMT, que são plataformas privilegiadas para promoção dos valores para o turismo do futuro.
Na implementação de estratégias futuras de desenvolvimento é imprescindível recolher e analisar dados que permitam construir indicadores que mostrem a evolução das fragilidades e das potencialidades do País nos mais diversos domínios. Neste âmbito têm sido desenvolvidos os seguintes projetos:
_ Monitorização da sustentabilidade, com desenvolvimento de indicadores de sustentabilidade de destinos, assentes na metodologia da OMT e dos ETIS/EU (brevemente disponíveis no TravelBI)
_ Criação de uma rede de observatórios regionais de turismo sustentável, tendo como projeto-piloto a instalação de um Observatório Regional de Sustentabilidade no Alentejo, a integrar na rede INSTO da OMT. Estão previstos a abertura de outros observatórios a nível regional em 2018.
_ Elaboração do Relatório de Sustentabilidade do Setor e do próprio instituto.
_ Monitorização sistemática da pressão turística nos destinos turísticos, bem como de boas práticas internacionais nesta matéria.
_ Desenvolvimento de dashboards específicos para monitorizar o consumo de papel no instituto, no quadro da iniciativa do Governo “Papel Zero” (RCM n. 51/2017, de 19 de Abril de 2017).
_ Desenvolvimento de dashboards para monitorização de indicadores de sustentabilidade do próprio instituto nas três dimensões (social, económica e ambiental).