Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

NEST lança Mind The Tourism para incentivar a criação de soluções de inovação sustentável no turismo

Inovação

17.03.2021

​​​​​​​​​​​​O NEST - Centro de Inovação do Turismo, lançou o Mind The Tourism - mind your footprint, mind your health, um programa de inovação organizado em conjunto com a Planetiers, entidade que promove a mudança sustentável, e a Universidade Nova de Lisboa, através da ToHo - Plataforma de Turismo e Hospitalidade e da NOVA Impact. O programa começa em março, com uma série de talks sobre as oportunidades de inovação no turismo, e termina em abril com um hackathon.

O Mind The Tourism é um programa de inovação que vai mapear oportunidades de inovação no turismo e promover a criação de soluções tecnológicas de base sustentável, prontas a testar no mercado. O programa quer juntar vários stakeholders da indústria do turismo em torno da inovação sustentável: PME's, startups, comunidade académica, corporates e profissionais vão identificar e trabalhar as maiores oportunidades do turismo dentro de três vetores: Sustentabilidade, Segurança, Saúde e Bem-Estar.

É constituído por duas fases - a primeira, um conjunto de talks e roundtables, onde vão ser identificados vários desafios prioritários para o turismo, que serão trabalhados numa segunda fase - um hackathon para desenvolvimento em tempo recorde de soluções tecnológicas. No final, serão escolhidas três soluções para serem implementadas no mercado, através de projetos piloto.

1.ª fase - Talks by Planetiers e Roundtables by ToHo

Para inspirar a reflexão sobre os problemas e identificar as oportunidades do setor do turismo, a Planetiers juntou um conjunto de especialistas nacionais e internacionais que vão abordar os principais temas de futuro para o Turismo numa série de talks. Pacto Ecológico Europeu, Alterações Climáticas, Pegada do Carbono e Soluções, Big Data para o Carbono e Soluções, Soluções Circulares e Disruptivas e Turismo Future Fit são os temas destas sessões. As sessões vão ser disponibilizadas a partir de 15 de março, no canal de Youtube do NEST. 

As roundtables serão emitidas em direto no Youtube, entre os dias 29 de março e 9 de abril, e vão reunir especialistas e entidades do setor público e privado relacionadas com o tema setorial em debate, para tangibilizar os problemas e oportunidades associados aos três verticais do programa, partindo da inspiração das talks. Entre os convidados encontram-se representantes de associações e municípios, empresas do setor, startups tecnológicas, individualidades de reconhecido mérito, entre outros, que vão partilhar o seu conhecimento e promover a identificação de soluções baseadas em dados e tecnologia. Entre os temas das sessões, estão: Mobilidade Sustentável nas Cidades, Restauração Saudável e Ecológica, Alojamento Seguro, Saudável e Sustentável, Eventos de Futuro, Património Cultural e Identitário, Natureza e Oceano.

Estas sessões vão ser emitidas em direto no canal de Youtube do NEST. 

2.ª fase - Hackathon

A segunda fase do programa é um hackathon a decorrer entre os dias 30 de abril e 2 de maio, para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para as oportunidades mapeadas nas talks e roundtables. Esta fase do programa vai contar com o apoio do Turismo de Portugal, Câmara Municipal de Lisboa, NOS, Brisa - Via Verde e Nova Medical School. 

As candidaturas para o hackathon abrem no dia 29 de março no site do programa.


  • Notícia
  • 2021
  • NEST
  • Inovação
  • Sustentabilidade
  • Segurança
  • Saúde
  • Bem-estar
  • Turismo
  • Turismo de Portugal
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image