No âmbito das candidaturas para a edição 2024, a Coordenação Nacional do Programa organiza, em outubro e novembro, sessões de apoio aos estabelecimentos interessados em fazer parte da rede Green Key deste ano. Todas as sessões são online, com início às 17h00 e com duração prevista de uma hora e meia.
A primeira sessão tem lugar no dia 11 de outubro, destina-se a potenciais novos candidatos e pretende fazer uma apresentação geral sobre o que é o Green Key, qual o enquadramento internacional, o que é necessário para apresentar candidaturas, quais os valores e a calendarização e, finalmente, como utilizar a plataforma de candidatura.
As outras sessões pretendem abordar temas diversos, com o objetivo de apresentar práticas concretas para a implementação e concretização de certos critérios inerentes e integrais ao Green Key.
// 11 de outubro - 17h00 - Apresentação do Green Key Portugal: enquadramento internacional e nacional; critérios; submissão da candidatura; valores e calendarização; etc.
// 25 de outubro - 17h00 - Resíduos: monitorizar para reduzir.
// 08 de novembro - 17h00 - calcular a pegada de carbono: vantagens e metodologias de cálculo das emissões de gases com efeito de estufa.
// 22 de novembro - 17h00 - Formar e envolver a Equipa: importância de envolver os colaboradores nas atividades e iniciativas do estabelecimento; exemplos concretos de atividades de sensibilização e de comunicação com a equipa.
Todas as sessões são gratuitas e abertas aos interessados, em especial, aos do setor turístico.
O Green Key é um galardão internacional que promove o turismo sustentável através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental e que promovem a educação para o desenvolvimento sustentável. Em Portugal, empreendimentos turísticos; parques de campismo; alojamento local; restaurantes e centros de congressos e conferências podem apresentar as suas candidaturas Green Key até 31 janeiro 2024.