Após o sucesso da primeira edição, a competição global para startups de turismo gastronómico, organizada pela Organização Mundial de Turismo em parceria com o Centro Culinário Basco, volta com a missão de identificar ideias e inovações disruptivas com potencial de transformar o setor de turismo gastronómico num futuro próximo e impactar positivamente as comunidades locais.
Podem participar na competição startups com ideias disruptivas e com modelos com impacte social sustentável na área do turismo e gastronomia, em fase early stage ou Series A, com MVP (minimum viable product), potencial de escalabilidade e visão sustentável do projeto.
As 5 startups finalistas terão oportunidade de fazer um pitch das suas ideias durante o 6th UNWTO World Forum on Gastronomy Tourism de 1 a 4 de junho 2020 em Bruges.
Em 2019, a competição recebeu mais de 300 candidaturas de 84 países. Dos projetos recebidos contam-se os baseados em novas tecnologias, as iniciativas de desenvolvimento turístico com foco na comunidade, software de inovação e startups focadas na sustentabilidade agrícola impulsionada pela inovação.
O turismo gastronómico é, por si só, um estímulo à criatividade, inovação e crescimento sustentável, no qual startups, com visões disruptivas e abertas, podem propor novos cenários que têm impacte positivo e transversal em diferentes setores; colaborando e contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
O período de candidaturas decorre até 30 de maio de 2020.