Esta iniciativa visa atribuir o Prémio de Capital Europeia do Turismo Inteligente 2024 a cidades europeias, dando-lhes a oportunidade de partilharem as suas boas práticas enquanto destinos de turismo inteligente. Uma cidade que demonstre ser detentora de soluções inteligentes, inovadoras e abrangentes, em todas as seguintes áreas, receberá o selo de "Capital Europeia do Turismo Inteligente 2024".
Áreas avaliadas_ Sustentabilidade;
_ Digitalização;
_ Património Cultural e Criatividade;
_ Acessibilidade.
Benefícios do Prémio
O título de Capital Europeia do Turismo Inteligente 2024 oferecerá a oportunidade única de obter comunicação dirigida e apoio promocional, durante um ano, por um grupo de especialistas do ramo. Através de várias atividades de comunicação, as cidades serão colocadas no mapa de destinos de turismo inteligente e irão ganhar visibilidade como pioneiras do turismo inteligente na UE.
Para além do troféu, a cidade irá receber uma escultura personalizada de grande dimensão que será colocada no centro da cidade, de forma a marcar o seu compromisso para com um turismo SUSTENTÁVEL, ACESSÍVEL, DIGITAL e CULTURAL. Entre outras vantagens, as ações promocionais da cidade serão melhoradas através do desenvolvimento de um breve vídeo de apresentação, que destaca as suas concretizações e uma exibição durante uma feira de viagens ou evento de turismo da União Europeia.
Quem pode participar
_ Cidades que estejam localizadas num Estado-Membro da UE ou num país não pertencente à UE que faça parte dos programas COSME e do Mercado Único;
_ Cidades que tenham uma população superior a 100.000 habitantes. No caso de países que não tenham cidades com uma população superior a 100 000 habitantes, a maior cidade é candidata elegível.
Data limite
As candidaturas estão abertas até 05 de julho de 2023 até às 17h00 (CET).