A Organização Mundial do Turismo (OMT) anunciou o regresso das Best Tourism Villages em 2023 e estão abertas as candidaturas para as melhores aldeias turísticas rurais até 23 de junho.
Nesta 3ª edição do
Prémio Best Tourism Villages, a OMT destaca o papel transformador do turismo no contexto dos territórios rurais, através de estratégias de sustentabilidade que se encontrem alinhadas com os
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Esta iniciativa tem como objetivo valorizar os destinos rurais e as comunidades locais, a partir do setor do turismo; garantir a visibilidade internacional das regiões; e promover a construção de redes e conectividade entre os diversos territórios rurais.
Portugal foi distinguindo nas edições anteriores, com a atribuição deste prémio às aldeias de Ferreira de Castelo Rodrigo e Cumeada (primeira edição) e Castelo Novo (segunda edição).
O reconhecimento das melhores aldeias a nível internacional é feito através da atribuição do Selo Best Tourism Village da UNWTO, o qual distingue as aldeias consideradas destinos de excelência de turismo rural. As candidaturas são realizadas pelos Estados Membros que apresentam a concurso um conjunto de candidaturas previamente seleccionadas. Paralelamente, foi concebido o Upgrade Programme para capacitar um número determinado de aldeias e seus parceiros que ainda não cumpram plenamente os critérios para obter o reconhecimento.
A Rede Best Tourism Village da UNWTO é uma plataforma que integra todas as aldeias participantes nesta iniciativa, parceiros do sector público e privado e especialistas envolvidos na promoção do turismo, enquanto motor de desenvolvimento rural. Esta rede permite a partilha de casos de boas práticas; estabelecer contactos e criar networking, bem como aceder a informação privilegiada.
As candidaturas estão abertas até 23 de junho de 2023 e as aldeias escolhidas serão anunciadas no final do ano.