No primeiro semestre de 2025, três Caminhos Portugueses de Santiago viram a sua certificação oficial renovada, o que confirma o cumprimento dos critérios definidos para a valorização e promoção destes itinerários: o Caminho Português de Santiago Central - Alentejo e Ribatejo, o Caminho Português de Santiago da Costa e o Caminho Português de Santiago - Interior.
As entidades responsáveis pela gestão destes itinerários são, respetivamente, a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, a ERT do Porto e Norte e a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.
A decisão de renovação foi tomada pela Comissão de Certificação, composta por representantes do Turismo de Portugal e do Património Cultural,I.P., após análise da documentação apresentada pelas entidades gestoras. A comissão avaliou a conformidade com os critérios de certificação em domínios como a autenticidade histórica, a segurança, a sinalética, a sustentabilidade e o envolvimento das comunidades locais.
A renovação agora atribuída evidencia o rigoroso cumprimento destes parâmetros, garantindo a continuidade de uma experiência peregrina de qualidade em território nacional e assegurando aos peregrinos condições seguras, acessíveis e alinhadas com os valores espirituais e culturais do Caminho de Santiago.
Os itinerários estão disponíveis na plataforma digital
Caminhos da Fé, que agrega a oferta turística relacionada com o turismo religioso em Portugal e oferece informações sobre pontos de interesse, alojamento, suportes multimédia e outros pontos de interesse complementares, bem como informações úteis para os visitantes.