Meia centena de empresas do setor do Turismo assinaram ontem a Carta de Compromisso do Programa Empresas Turismo 360º, iniciativa inscrita no Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro e da responsabilidade do Turismo de Portugal e respetivos parceiros.
A Carta de Compromisso prevê uma agenda comum de criação de valor sustentável para o setor, integrando a adesão a princípios ambientais, sociais e de governação e fixando um conjunto de responsabilidades que têm em vista evoluir na visão coletiva das empresas turísticas enquanto agentes de criação de valor para trabalhadores, fornecedores, comunidade, território e ambiente.
Empresas do setor, os parceiros do programa, associações empresariais e outras entidades com competências na área da sustentabilidade participaram na sessão que contou também com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e com a Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, bem como dos responsáveis do Turismo de Portugal, Luís Araújo e Carlos Abade.
Para além da formalização por parte das 54 empresas subscritoras, e que, no seu conjunto, representam cerca de 1,9 mil milhões de euros em termos de volume de negócios (cerca de 10% do total do setor) e 14.595 colaboradores, foram também apresentados os resultados do Programa até ao momento, tendo sido ainda anunciado o desenvolvimento da Plataforma de Gestão ESG, pelo Banco Português de Fomento, em articulação com o Turismo de Portugal, à qual as empresas envolvidas no Programa poderão aceder.
Na ocasião, a Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços anunciou a alocação, no âmbito da Linha de Apoio à Qualificação da Oferta, de 20 milhões de euros para financiar projetos de investimento que tenham por objetivo principal desenvolver competências em matéria de sustentabilidade.
Em relação à Carta de Compromisso, assinada pelas empresas pioneiras na frequência das ações de capacitação Empresas Turismo 360º, a mesma fica disponível para subscrição por todas as empresas do setor, convidando-as a assumir o desafio de estimular culturas organizacionais em torno da sustentabilidade. Nova edição do programa de capacitação inicia-se amanhã, dia 20 de abril, com cerca 60 empresas já inscritas.
Com o Programa Empresas Turismo 360º, pretende-se, assim, acelerar o processo de incorporação dos indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) nas empresas, desafiando-as a, ativamente, reequacionarem as suas práticas ambientais, sociais e de governança. O programa aposta no desenvolvimento de ações que incluem a capacitação das empresas do turismo para a incorporação dos indicadores ESG nos respetivos processos de gestão, a disponibilização de instrumentos de monitorização, de modelos de relatórios de sustentabilidade e inclui a promoção do reconhecimento público das organizações.
O Programa Empresas Turismo 360º é uma iniciativa inscrita no Pilar 4 – Construir o Futuro do Plano de Ação Reativar o Turismo | Construir o Futuro, que visa incentivar as empresas do setor a reportar o seu desempenho em matéria de sustentabilidade, apoiando-as tecnicamente na integração dos fatores ESG – Environmental, Social and Governance na estratégia de negócio e na cultura organizacional e orientando-as no processo de reporte regular de informação sobre as suas práticas ambientais, sociais e de governação.