A conferência Desafios da Sustentabilidade - O papel do turismo para um futuro melhor que teve lugar a 2 de março na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa 2023, organizada pelo Turismo de Portugal, perante uma plateia completa, teve em debate as grandes mudanças que o turismo tem de empreender para garantir um futuro realmente sustentável.
Os diversos oradores, assim como os intervenientes nos dois painéis realizados, apresentaram as suas visões sobre o que há a fazer neste âmbito, designadamente ao nível das boas práticas e soluções, de modo que o turismo possa dar o seu contributo para o incremento da sustentabilidade, nas suas três vertentes: ambiental, económica e social. A esse propósito foi discutida a necessidade, confirmada pelas tendências, de implementação do modelo de turismo que estabelece uma maior e mais equilibrada ligação com a natureza, a par de uma fruição mais demorada de territórios com maior autenticidade e qualidade.
O compromisso e a urgência da sustentabilidade são vistos por todos como essenciais para garantir a competitividade a longo prazo do próprio setor do turismo. Também foram focadas questões mais concretas, relacionadas com procedimentos, certificação, acessibilidade para todos, igualdade de género, formação e capacitação, relação turismo-comunidades locais. Estes são alguns dos elementos-chave na transformação desta importante atividade económica.
O turismo, pela sua transversalidade territorial, social e económica tem a capacidade de se tornar num motor para a sustentabilidade, sendo necessário, para isso, o planeamento em torno de valores como a acessibilidade, a responsabilidade ou a qualidade, garantindo que os recursos naturais e culturais disponíveis sejam preservados, mantendo não só a autenticidade mas que confiram o verdadeiro sentido do lugar.
A questão da gestão dos territórios esteve em foco, existindo a preocupação de se garantir uma cada vez maior coesão do todo nacional, através do desejado equilíbrio entre a oferta e a procura turísticas. A esse propósito, está em elaboração uma Agenda do Turismo para o Interior.