O Plano Turismo +Sustentável 2020-2023 foi o referencial estratégico, participativo e dinâmico, alargado e criativo, através do qual o Turismo de Portugal assumiu a responsabilidade de mobilizar os agentes e a sociedade para a promoção da sustentabilidade no Turismo em Portugal.
Dessa mobilização e da fase de consulta pública do plano, que decorreu entre 26 outubro 2020 e 26 janeiro 2021, resultaram mais de 100 participações provenientes dos agentes do setor, entidades públicas, associações, cidadãs e cidadãos. O total de contributos recebidos tornou o plano mais completo e diversificado, crescendo de 74 para 119 ações.
// Princípios orientadores do Plano
A elaboração e implementação do Plano regeu-se por 5 princípios orientadores, que balizaram a operacionalização das diversas ações implementadas, designadamente:
_ Contribuir para alcançar as metas da Estratégia Turismo 2027
_ Reforçar o papel do turismo nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
_ Promover a transição energética e a agenda para a economia circular das empresas turísticas
_ Envolver os stakeholders do setor num compromisso conjunto de transformação da oferta e sustentabilidade do destino
_ Estimular uma mudança de atitude em toda a cadeia de valor
// 4 Eixos de atuação
Refletem a abrangência dos projetos e ações desenvolvidos, durante os três anos de vigência do Plano, com os parceiros públicos e privados direta e indiretamente associados ao setor.
EIXO I – ESTRUTURAR uma oferta cada vez mais sustentável
EIXO II – QUALIFICAR os agentes do setor
EIXO III – PROMOVER Portugal como um destino sustentável
EIXO IV – MONITORIZAR as métricas de sustentabilidade no setor
O Turismo de Portugal assegurou o acompanhamento da execução das Ações do Plano, de forma direta, através de reuniões técnicas, ou monitorizando, junto das entidades responsáveis, a concretização dos projetos. No âmbito da respetiva gestão e monitorização, visando uma responsabilidade partilhada na concretização das metas, o Plano contemplou, ainda, a dinamização de um Grupo de Acompanhamento para a Sustentabilidade.
Findo o Plano Turismo +Sustentável 20-23, através da publicação do
Relatório de Execução, são identificados e partilhados os resultados alcançados na perspetiva de garantir a continuidade do trabalho desenvolvido a partir de 2024, que se deverá assumir como uma segunda fase do desafio de posicionar Portugal como um dos destinos turísticos mais sustentáveis, competitivos e seguros do mundo.
Nesse sentido, o Turismo de Portugal assume o compromisso de estruturar um novo Plano que continue a mobilizar os agentes e a sociedade, com a forte convicção de que o setor do Turismo, enquanto atividade económica responsável, deve contribuir para um futuro mais resiliente e sustentável.