Acceslibre é uma start-up da Fabrique Numérique, a incubadora dos Ministérios da Transição Ecológica, Coesão Territórios e Relações com Autoridades Locais e o Mar de França. É um serviço público prestado pela delegação ministerial para a acessibilidade (DMA), a gestão regional e órgão interdepartamental para equipamentos e desenvolvimento (DRIEA) e gestão dos territórios (DDT) do Ródano.
Esta aplicação participativa Acceslibre tem o objetivo de simplificar o acesso à informação sobre as condições de acessibilidade dos estabelecimentos abertos ao público, facilitando a consulta dos dados sobre a acessibilidade desses estabelecimentos por entidades públicas ou pelos privados. A plataforma conta com a sua comunidade de utilizadores, sejam eles pessoas com deficiência ou não, permitindo a todos informar e consultar os dados de acessibilidade dos edifícios públicos e assim facilitar a circulação de pessoas com deficiência. Procura listar a acessibilidade de todos os lugares abertos ao público e compartilhar essa informação o mais amplamente possível.
As opiniões sobre os estabelecimentos públicos não julgam a sua conformidade com a legislação francesa em vigor, apenas fornecem informações sobre a experiência dos utilizadores.