O Museu levou a cabo um projeto de melhoria das condições de acessibilidade física e comunicacional intitulado “Museu Nacional Ferroviário Welcome All”.
O Museu Nacional Ferroviário é um espaço que visa mostrar o papel histórico, simbólico e tecnológico do transporte ferroviário em Portugal. Ao contar a história do caminho de ferro em Portugal, fornece uma perspetiva singular da história da Europa e do Mundo.
O Museu está instalado no Complexo Ferroviário do Entroncamento, numa área de 4,5 hectares, que comporta 19 linhas ferroviárias.
O Museu possui uma das melhores coleções de património ferroviário da Europa, com cerca de 36 000 objetos, de grandes e pequenas dimensões, alguns com 160 anos, desde os primórdios da locomotiva a vapor até ao transporte ferroviário do futuro.
O desenvolvimento deste projeto assegurou a acessibilidade física no acesso exterior ao Museu, bem como na circulação no seu interior e no acesso à plataforma de visionamento do interior da Carruagem Real. Foram colocados corrimãos e uma plataforma elevatória, assim como elementos para aumentar a segurança da visitação. O balcão de atendimento na receção foi também adaptado.
O projeto assegura também a dimensão da comunicação acessível, através da criação de um website acessível e da promoção das condições para a realização de visitas de forma autónoma ou guiada para pessoas com limitações visuais com o apoio de audioguias, que possuem conteúdos disponibilizados em audiodescrição em 6 idiomas – português, inglês, espanhol, francês, alemão e japonês. O filme de apresentação do Museu dispõe de interpretação em Língua Gestual Portuguesa e Sinais Internacionais e tem locução em português e inglês. Está também disponível o guia do Museu em linguagem simples e em 2 idiomas: português e inglês.
A equipa do Museu Nacional Ferroviário, incluindo as equipas dos seus núcleos geográfico, recebeu formação sobre o atendimento correto a pessoas com necessidades específicas.
O projeto de melhoria das condições de acessibilidade foi apoiado pela Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal.