A acessibilidade das Caves Calém foi acautelada na intervenção levada a cabo pela empresa, num projeto vasto de valorização deste equipamento, tendo em vista o enriquecimento da experiência do turista na visitação desse espaço, bem como a divulgação da cultura da vinha e do vinho do Porto e da região associada.
Destacam-se algumas das novas componentes:
_ reformulação do circuito de visitação,
_ nivelamento do piso e novo pavimento das Caves,
_ plataforma elevatória para cadeira de rodas numa das entradas para a receção,
_ beneficiação das instalações sanitárias junto da receção e redimensionamento e requalificação da instalação sanitária acessível no final do percurso de visita,
_ instalação de elevador para 8 pessoas com 2 acessos 180º (permite acesso a cadeira de rodas por um lado e saída pelo lado oposto),
_ nova escadaria para acesso ao piso 1,
_ instalações sanitárias acessíveis separadas por sexos no piso1,
_ mobiliário da receção com alturas diferenciadas,
_ mobiliário do espaço museológico com altura adequada a visualização por pessoas em cadeira de rodas,
_ sistema de iluminação diferenciado com iluminação mais intensa em algumas zonas de circulação de forma a facilitar a orientação dos visitantes,
_ a adaptação do website à luz das normas W3C,
_ sinalética informativa e direcional: sinalética adaptada a pessoas com necessidades especiais (peças em pictogramas informativos, setas e lettering, vinis recortados e aplicados nos torniquetes e vidros de grandes dimensões, gráficos aplicados no mobiliário, light box’s e mesas retroiluminadas).
De ressalvar que os conteúdos digitais apresentam soluções que através de jogos de experiências e animação procuram alargar a interação e o domínio lúdico, designadamente, nos jogos de descoberta dos aromas do vinho, do uso da projeção de filme e imagem animada como forma mais percetível de passar a mensagem para o público em geral e, em particular, para as pessoas com limitações auditivas.
Nas soluções desenvolvidas foram tidos em conta aspetos como a cor das aplicações, o tamanho da letra, a simplicidade da interação, o texto explicativo, a altura dos ecrãs, as imagens usadas, colunas e sonoplastia das soluções.