A equipa do Turismo de Portugal no mercado, desenvolve um conjunto de atividades de abordagem do trade, imprensa e líderes de opinião, para a promoção do destino Portugal e apoio à ação comercial das empresas turísticas portuguesas. Tem uma forte orientação para a deteção de oportunidades comerciais, bem como atuar no aumento de notoriedade do destino, seja através de ativação de marcas seja em ações de relações públicas.
A atuação é fortemente baseada no conhecimento, através da pesquisa permanente de informação técnica e ligação a redes de conhecimento.
// O Mercado A China é um importante mercado emissor de turistas e Portugal tem beneficiado de um aumento da procura realizada pelos turistas chineses, também fruto de uma crescente visibilidade do destino Portugal. O estabelecimento da primeira ligação aérea direta, no segundo semestre de 2017, contribuiu para um crescimento dos fluxos turísticos entre ambos os países.
// O Perfil do Turista
Cada mercado emissor tem as suas especificidades e, no que refere aos turistas chineses, a maioria tem entre os 30 e os 49 anos, com licenciatura, prefere viajar em grupo, tem com principal motivação o lazer nas viagens, são originários, sobretudo, das principais/grandes cidade chinesas e, numa viagem à Europa, preferem visitar mais que um país na mesma deslocação.
// Oportunidades de Negócio / Tendências
As empresas portuguesas, sobretudo as que têm participado nas várias iniciativas do Turismo de Portugal para este mercado, têm tido oportunidade de adaptar a sua oferta à procura do mercado chinês. É cada vez mais importante que os turistas chineses, quando viajam, se sintam verdadeiramente acolhidos no destino, quer seja na oferta de informação em chinês quer seja no tipo de produtos que oferecem. Para 2018 está prevista a organização dos workshops China e participação na Feira ITB Shanghai, pelo que se recomenda a participação num destes eventos, a todas as empresas que tenham como objetivo oferecerem os seus serviços e produtos neste mercado.
//Como atuar no Mercado
As diferenças culturais e a forma de fazer negócio, são muito acentuadas.
Recomenda-se o recurso a um tradutor, pois muitos dos profissionais chineses não domina o idioma inglês.
Desta forma, sugere-se iniciar a abordagem de mercado participando nas ações organizadas pelo Turismo de Portugal ou recorrendo ao apoio da equipa de turismo em Xangai.
// Localização
República Popular da China – Xangai
Portuguese National Tourist Office
Consulate General of Portugal in Shanghai
16th Floor, Crystal Century Tower, 567 Wei Hai Road
Shanghai 200041
Tel: 0086 21 6288 6767
Coordenadas: 31º 13' 36,93" N | 121º 27' 46,65" E
Endereço Geral: Info.China@turismodeportugal.pt
// Equipa de Turismo
Tiago Brito – Coordenador
tiago.brito@turismodeportugal.pt
Tel: 00862162886767 (Ext 503)
Angelina Fu – Gestora de Produto
angelina.fu@turismodeportugal.pt
Tel: 00862162886767 (Ext 511)
Jolin Jia – Gestora de Produto
jolin.jia@turismodeportugal.pt
Tel: 00862162886767 (Ext 504)