A equipa do Turismo de Portugal no mercado, desenvolve um conjunto de atividades de abordagem do trade, imprensa e líderes de opinião, para a promoção do destino Portugal e apoio à ação comercial das empresas turísticas portuguesas. Tem uma forte orientação para a deteção de oportunidades comerciais, bem como atuar no aumento de notoriedade do destino, seja através de ativação de marcas seja em ações de relações públicas. A atuação é fortemente baseada no conhecimento, através da pesquisa permanente de informação técnica e ligação a redes de conhecimento.
// O mercado
A conectividade aérea para a Europa é assegurada, a partir das principais cidades Tier-1, casos de Pequim, Xangai, Cantão ou Shenzhen, com múltiplos voos diários das principais companhias aéreas chinesas, do Médio Oriente e Europeias, com tempos de voo total, incluindo escala, entre 18 e 21 horas.
Entre Portugal e a R.P. China realizam-se entre 2 e 4 voos diretos semanais, dependendo da temporada IATA, ligando as cidades de Lisboa e Hangzhou, que são assegurados pela companhia aérea Beijing Capital Airlines e têm uma duração aproximada de 13 a 14 horas.
É necessário um visto Schengen para cidadãos portadores de passaporte da R.P. China viajarem para Portugal. Grupos com mais de 6 pessoas poderão, através de um operador turístico local devidamente acreditado, obter um visto de turismo ADS (Approved Destination Status). Cidadãos portadores de passaporte das Regiões Administrativas Especiais de Macau e Hong Kong não necessitam de visto Schengen.
Recomenda-se que qualquer abordagem comercial a realizar junto de stakeholders no mercado emissor chinês seja feita com recurso a materiais traduzidos para mandarim. A existência de experiência prévia comprovada no acolhimento de chineses é ideal.
Portugal dispõe de 4 missões diplomáticas na China, nomeadamente, em Pequim, Xangai, Cantão e Macau e a Equipa do Turismo de Portugal, I.P. está sedeada no Consulado-Geral de Portugal em Xangai.
// Perfil do turista
A China é o maior mercado emissor de turistas do mundo. A procura por viagens de pacote em grupo, tudo incluído, centra-se em itinerários que incluem touring em Portugal e Espanha, com uma duração entre 10 e 14 dias de viagem. Neste segmento, a principal opção recai sobre estabelecimentos hoteleiros de 4 estrelas. Os turistas que viajam de individual têm vindo a aumentar. As plataformas digitais locais de pesquisa de viagens e hotéis, bem como as redes sociais, são os canais preferidos na marcação da viagem.
O perfil dominante da procura envolve a geração Millennials e a geração Z, detentores de um elevado nível de escolaridade, capacidade financeira e residentes nos principais centros urbanos. Das principais motivações das viagens para a Europa e para Portugal, destacam-se o património, cultura, compras nas principais capitais, gastronomia e enoturismo.
A segurança, bem como a capacidade que os destinos demonstram em acolher asiáticos são mencionados como as principais preocupações na tomada de decisão.
// Localização
República Popular da China – Xangai
Portuguese National Tourist Office
Consulate General of Portugal in Shanghai
16th Floor, Crystal Century Tower, 567 Wei Hai Road
Shanghai 200041
Tel: 0086 21 6288 6767
Coordenadas: 31º 13' 36,93" N | 121º 27' 46,65" E
Endereço Geral: Info.China@turismodeportugal.pt
// Equipa
Tiago Brito – Coordenador
tiago.brito@turismodeportugal.pt
Tel: 00862162886767 (Ext 503)
Angelina Fu – Gestora de Produto
angelina.fu@turismodeportugal.pt
Tel: 00862162886767 (Ext 511)
Jolin Jia – Gestora de Produto
jolin.jia@turismodeportugal.pt
Tel: 00862162886767 (Ext 504)