A equipa desenvolve um conjunto de atividades de abordagem do trade e imprensa britânicos, para a promoção do destino Portugal e apoio à ação comercial das empresas turísticas portuguesas. Fortemente orientada para a deteção de oportunidades comerciais, contribui para a notoriedade do destino, com atuação baseada no conhecimento, através da pesquisa permanente de informação técnica e ligação a redes de conhecimento.
// O mercado
Dada a diversidade de canais de distribuição, afigura-se importante que as empresas nacionais definam e se centrem na sua estratégia de produto e promoção. Trata-se de um mercado muito competitivo e procurado por destinos de todo o mundo sendo, por isso, resistente aos contactos comerciais. Uma abordagem com produtos diferenciados e complexos tem probabilidade de ser bem-sucedida.
Destaca-se o facto de as empresas inglesas estarem em forte expansão para se implementarem noutros mercados, como os EUA, Alemanha ou Austrália, pelo que um contacto com uma empresa no Reino Unido poderá ter uma ramificação positiva.
// Perfil do turista
O perfil do turista do Reino Unido em Portugal é diverso, incluindo “couples”, “solo travel”, turismo Meeting & Incentives (MI) e tradicionalmente muitas famílias. Para estas, o sol e mar é o produto que mais procuram. Casais procuram já não apenas sol e mar, mas têm procurado o nosso país para City- breaks, onde podem desfrutar de experiências e outros produtos como o enoturismo, walking e cycling (ativo) ou o turismo literário e wellness. A maior procura nestes produtos é realizada por famílias “empty nesters”, que não dependem dos períodos escolares para viajar, e com mais disponibilidade financeira (silver travel com cada vez mais relevância).
O golfe é um segmento que continua a ser muito procurado sobretudo e ainda no Algarve, em época baixa. Se a distribuição online continua a ganhar popularidade para Portugal, a reserva de pacotes no circuito tradicional mantém uma forte posição nos principais segmentos, sobretudo pela diversidade e complexidade que hoje apresentam.
Verifica-se uma tendência de mudança de hábitos, também nas famílias, procurando os períodos de férias escolares para além das habituais férias de verão. As motivações de viagens têm-se diversificado, nos produtos acima referidos, mostrando uma relevância cada vez maior para Portugal, pela procura fora da época alta e por serem vendidos como produtos complexos, com maior dispêndio. As alterações climáticas têm, também, desviado o potencial turista para fora do período de Verão. O elevado número de grandes empresas e organizações internacionais continuam a representar boas oportunidades, no mercado MI.
// Localização
Reino Unido – Londres
Portuguese National Tourist Office
11 Belgrave Square,
London SW1X8PP – United Kingdom
Tel: 00442072016666
Coordenadas: 51°29'59.3"N 0°09'19.0"W
info.uk@turismodeportugal.pt
// Equipa
_ Celina Tavares - Coordenadora
celina.tavares@turismodeportugal.pt
tel.: 00442072016666
_ José Aragão - Gestor de Produto
jose.aragao@turismodeportugal.pt
Tel: 00442072016666
_ Alice Fonseca – Gestora de Produto
alice.fonseca@turismodeportugal.pt
tel.: 00442072016666
_ Ariadne Sarantopoulos - Gestora de Produto
ariadnesarantopoulos@turismodeportugal.pt
tel.: 00442072016666
_ Carla Zambujo - Gestora de Produto
carla.zambujo@turismodeportugal.pt
tel.: 00442072016666