A equipa desenvolve um conjunto de atividades de abordagem do trade e imprensa britânicos, para a promoção do destino Portugal e apoio à ação comercial das empresas turísticas portuguesas. Fortemente orientada para a deteção de oportunidades comerciais, contribui para a notoriedade do destino, com atuação baseada no conhecimento, através da pesquisa permanente de informação técnica e ligação a redes de conhecimento.
// O Mercado
Tem cerca de 66 milhões de habitantes, dos quais 8,3 milhões residem em Londres, principal cidade. É a 5ª maior economia mundial e o 4º maior mercado emissor mundial com cerca de 45 milhões de viagens de férias ao estrangeiro anuais e simultaneamente o 6º maior mercado recetor.
É o principal mercado emissor, para Portugal, com cerca de 2 milhões de hóspedes na hotelaria, 9,5 milhões de dormidas (23% quota), gerando mais de 2,5 mil milhões de euros de receitas.
Os principais destinos são o Algarve (63% quota nas dormidas na hotelaria do mercado), seguido da Madeira (19%) e de Lisboa (9%).
O BREXIT poderá vir a afetar a procura para o nosso país que, apesar da conjuntura desfavorável, consegue manter bons níveis de procura.
// O Perfil do Turista
Grande parte da população faz uma viagem ao estrangeiro por ano, sendo as faixas etárias que mais viajam as que se situam entre os 25-34 anos e entre os 35-44 anos de idade.
Sol e praia tem um peso de 42% na motivação dos turistas, seguindo-se os City Breaks com 15%. O turismo ativo e de natureza, bem como as Special Interest Holidays são as principais escolhas, sobretudo no Verão.
Se a distribuição online está a ganhar popularidade para Portugal, a reserva de pacotes no circuito tradicional mantém uma forte posição nos principais segmentos.
// Oportunidades de Negócio/Tendências
Tendência de mudança de hábitos, fazendo mais férias repartidas e diversificando as motivações. Os City Breaks e as Special Interest Holidays estão claramente numa tendência crescente.
O elevado número de grandes empresas e organizações internacionais representam boas oportunidades, no mercado MI.
// Como abordar o mercado
Dada a segmentação do mercado e a diversidade de canais de distribuição, afigura-se importante que as empresas nacionais definam e se centrem na sua estratégia.
Trata-se de um mercado muito competitivo e procurado por empresas e organizações de todo o mundo, sendo, por isso, resistente aos contactos comerciais. Uma abordagem diferenciadora, persistente, procurando manter e aumentar a rede de contactos, tem probabilidade de ser bem sucedida.
// Localização
Reino Unido – Londres
Portuguese National Tourist Office
11 Belgrave Square,
London SW1X8PP – United Kingdom
Tel: 00442072016666
Coordenadas: 51°29'59.3"N 0°09'19.0"W
info.uk@turismodeportugal.pt
// Equipa de Turismo
_ Cláudia Miguel - Coordenadora
claudia.miguel@turismodeportugal.pt
Tel: 00442072016666
_ José Aragão - Gestor de Produto
jose.aragao@turismodeportugal.pt
Tel: 00442072016666
_ Ana Paula Almeida - Gestora de Produto
ana.paula.almeida@turismodeportugal.pt
Tel: 00442072016666
_ Alice Fonseca – Gestora de Produto
alice.fonseca@turismodeportugal.pt
tel.: 00442072016666
_ Ariadne Sarantopoulos - Gestora de Produto
ariadnesarantopoulos@turismodeportugal.pt
tel.: 00442072016666