Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Equipa de Turismo - Itália

Promoção do destino

15.04.2025

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A equipa desenvolve um conjunto de atividades de abordagem do trade e imprensa italiana, para a promoção do destino Portugal e apoio à ação comercial das empresas turísticas portuguesas. Tem ainda uma forte orientação para a deteção de oportunidades comerciais, bem como oportunidades de desenvolver a notoriedade do destino, seja através de ativação de marca seja em ações de relações públicas com imprensa e líderes de mercado.
A atuação é fortemente baseada no conhecimento, através da pesquisa permanente de informação técnica e ligação a redes de conhecimento.
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
// O mercado
Em Itália, o tecido empresarial ligado ao turismo ronda as 10 mil empresas, entre agências de viagens e operadores turísticos, com a maior fatia a caber às agências de viagens, na sua maioria de pequena dimensão, localizadas predominantemente no centro e noroeste do país. 
Nos últimos anos assistiu-se a processos de concentração de muitas agências de viagens, fenómeno que se acentuou com a pandemia. Verificou-se, numa primeira fase, o efetivo abandono da atividade e posteriormente a sua integração nas denominadas networks
Por outro lado, o processo de transformação digital das empresas continua, não só pela crescente utilização de ferramentas online na relação com o cliente, assistindo-se mesmo a um crescimento do número das OTAS (agências de viagens online) existentes, bem como de outras formas de intermediação digital, como são os Consultores de Viagens, que operam estritamente online. 

// Perfil do turista
Este fenómeno tem vindo a repercutir-se também nos comportamentos dos viajantes italianos, no que diz respeito às suas reservas para férias que apesar de continuarem a ter o canal direto como predominante, têm promovido o crescimento do uso das ferramentas online nos últimos anos. 

De facto, além de “digitais” as últimas tendências são de um consumidor de viagens italiano que cada vez as compra mais cedo, com o early booking a fixar-se nos 3 meses e que dá preferência às viagens personalizadas em detrimento dos pacotes padrão. 
Sendo consumidores com forte pendor para o turismo interno, os italianos escolhem, também, destinos internacionais, principalmente na Europa.

Enquanto no seu país a motivação preponderante é o lazer, no mercado internacional é a gastronomia e vinhos, a cultura, a religião, e o património artístico, monumental e arqueológico, num processo de escolha em que recorre aos motores de busca, conselhos de amigos e familiares, até aos programas de TV e filmes, cada vez mais sensível e enquadrado pela consciência ambiental. Favorece, em primeiro lugar, os destinos de praia, seguidos das cidades históricas e dos locais de montanha e turismo rural. 

// Localização
Itália – Milão
Ufficio Turistico del Portogallo
Via Paolo da Cannobio, 8
20122 Milano – Itália
Tel.: 00390200629010/50​
Coordenadas: 45°27'42.6"N 9°11'24.9"E​
Endereço Geral: Info.Italy@turismodeportugal.pt​​

// Equipa

Marcelo Rebanda – Coordenador
marcelo.rebanda@turismodeportugal.pt
Tel: 00390200629010/50​​

  • Equipas de Turismo no Estrangeiro
  • Turismo de Portugal
  • Internacionalização
  • Itália
  • Promoção turística
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image