A equipa do Turismo de Portugal desenvolve um conjunto de atividades de abordagem do trade, imprensa e líderes de opinião, para a promoção do destino Portugal e apoio à ação comercial das empresas turísticas portuguesas. Tem uma forte orientação para a deteção de oportunidades comerciais, bem como atuar no aumento de notoriedade do destino, seja através de ativação de marcas seja em ações de relações públicas.
A atuação é fortemente baseada no conhecimento, através da pesquisa permanente de informação técnica e ligação a redes de conhecimento, e apoia as empresas na identificação das oportunidades, bem como na melhor forma de abordar o mercado.
// O mercado O mercado francês é especialmente exigente, com uma grande dispersão entre operadores de pequena e media dimensão e mais de 5000 agências de viagens que vendem, cada vez mais, pacotes dinâmicos feitos à medida do cliente. De referir os CSE, comités sociais e económicos, uma particularidade francesa que representa cerca de 10% da distribuição. Destacam-se também as redes e agências dos hipermercados como o Leclerc Voyages, Carrefour Voyages ou Voyages Auchan, com centenas de agências.
Este mercado apresenta um grande potencial para o turismo em Portugal e as estratégias de distribuição devem ser continuamente adaptadas para ir ao encontro das suas preferências e expectativas. Com uma oferta diversificada e atraente, Portugal pode consolidar ainda mais sua posição como o quinto destino favorito dos franceses.
// Perfil do turista
Os franceses utilizam uma variedade de plataformas online, como Booking.com e Expedia, para reservar suas férias. As redes sociais também desempenham um papel importante na inspiração e na organização das viagens, dado que muitos turistas utilizam o Instagram e Facebook para descobrir novos destinos e experiências.
A diversidade do mercado também se traduz numa importante operação aérea a partir de todo o território francês, de mais de 20 aeroportos cerca de 600 voos diretos semanais para Portugal, com particular expressão para os aeroportos de Lyon, Nantes, Bordéus, Toulouse e Marselha.
De acordo com dados recentes, cerca de 30% dos franceses viajam para fora do seu país pelo menos uma vez por ano.
Os turistas franceses são atraídos por diversas características de Portugal, como as suas praias, cidades históricas e clima ameno. Lisboa e Porto são os seus destinos preferidos, oferecendo uma combinação de cultura, da nossa gastronomia, arte e vida noturna vibrante.
Valorizam pacotes que incluam passeios culturais, atividades ao ar livre, como caminhadas e desportos aquáticos, enoturismo e estadias itinerantes pelo interior. O interesse por turismo sustentável também tem crescido, com muitos franceses procurando opções que respeitem o meio ambiente e promovam o turismo responsável.
// Localização
FRANÇA - Paris
Office du Tourism du Portugal
3, Rue de Noisiel
Ambassade du Portugal
75116 Paris – France
Tel: 0033156883190
Coordenadas: 48°52'09.5"N 2°16'42.7"E
Endereço Geral: Info.France@turismodeportugal.pt
// Equipa
Jean-Pierre Pinheiro - Coordenador
jean-pierre.pinheiro@turismodeportugal.pt
Tel: 0033156883190
Rui Silva Amaro - Gestor de Produto
rui.amaro@turismodeportugal.pt
Tel: 0033156883190
António Gonçalves - Gestor de Produto
antonio.goncalves@turismodeportugal.pt
Tel: 0033156883081
Ana Silva Santos - Gestora de Produto
ana.silvasantos@turismodeportugal.pt