A equipa ajuda as empresas a participar em feiras do trade, em eventos, workshops e outras ações, bem como a encontrar canais de distribuição, conhecer o mercado e o turista e atua na promoção de Portugal enquanto destino turístico e na abordagem constante das instituições europeias, para salvaguarda dos interesses portugueses no domínio do turismo. Estabelece a ponte entre os mercados e os seus principais players e o trade português, através de workshops, visitas educacionais e de imprensa a Portugal e visitas regulares no mercado.
A delegação dispõe de calendário feiras e férias escolares bem como de listas de agências de incentivos e listas de operadores com programas para Portugal. As listas dos operadores estão divididas por região, produto e por nome de operador. A equipa mantém uma lista atualizada de operadores turísticos e agentes de viagem no mercado, facilitando o contacto entre os profissionais do setor, assim como um guia útil para quem atua na área do turismo.
A Bélgica, com uma população de 11,7 milhões de habitantes, é um país marcado por profundas divisões históricas. A língua é um dos principais fatores de diferenciação, com três idiomas oficiais: neerlandês, francês e alemão. Cerca de 59% da população fala neerlandês, predominante na Flandres e na região de Bruxelas-Capital. O francês é falado por cerca de 40% da população, especialmente na Valónia e também em Bruxelas. O alemão, por sua vez, é utilizado apenas por 1% da população, nas áreas de fronteira com a Alemanha.
// Perfil do turista
Com um elevado poder de compra e uma localização central na Europa, as viagens tornaram-se uma necessidade básica para os belgas. A acessibilidade entre a Bélgica e Portugal é garantida por várias companhias aéreas, como Brussels Airlines, TAP Air Portugal, Transavia, Ryanair e Tui Belgium, que operam voos a partir dos aeroportos de Bruxelas e Charlerois para destinos em Portugal, incluindo Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada (este último apenas no verão).
Os belgas interessam-se por visitas culturais, atividades ao ar livre, gastronomia e vinhos. Cerca de 2/3 dos belgas viajam de forma independente para a Europa. Um número crescente de operadores turísticos especializa-se em produtos como fly& drive, turismo cultural e paisagístico, city breaks e turismo de natureza, designadamente Walking & Cylcing.
Existem mais de 1600 agências de viagem na Bélgica, cerca de 930 na Flandres, 440 na Valónia e 250 em Bruxelas. Há diversas associações de agentes independentes, com uma relevância crescente no mercado, como sejam a Selectair, Avitour e Travel Experts.
As principais associações profissionais que regulam o setor incluem a Belgian Travel Confederation, a Association of Belgian Tour Operators, a VVR (Associação de Agências de Viagens Flamengas) e a UPAV (Associação Profissional dos Agentes de Viagens Francófonos).
// Localização
Bélgica – BruxelasTurismo de Portugal
Avenue de Cortenbergh 12 Kortenberglaan
B - 1040 Bruxelles/Brussel – Bélgique/België
Tel: 003222864339
Coordenadas: 50° 50' 34.90" N | 4° 23' 7.52" E
info.belgium@turismodeportugal.pt
// Equipa
Raquel Coelho - Promoção Turística
raquel.coelho@turismodeportugal.pt
Tel.: 003222864343
Inês Delgado Alves - Assuntos europeus
ines.delgado@turismodeportugal.pt
Tel.: 003222864337
Luís Campos - Assuntos europeus
luis.campos@turismodeportugal.pt
Tel.: 0032479650458
Tel.: 00351916804059