Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Equipa de Turismo - Alemanha

Turismo de Portugal

21.11.2024

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A Equipa de Turismo em Berlim disponibiliza  informação relevante sobre o mercado, incluindo listas das empresas turísticas alemãs.
De igual modo, organiza ou coordena a participação em feiras para profissionais e público em geral, as quais constituem pontos preferenciais para a promoção de empresas nacionais, sendo avaliado o interesse da presença em certames como:

- ITB em Berlim
- IMEX em Frankfurt​
- CMT em Estugarda
- Free em Munique
- TourNatur em Düsseldorf

Paralelamente, a equipa articula e aconselha abordagens específicas, em função dos objetivos e estratégias delineadas pelas empresas para o mercado alemão.

// O Mercado
A Alemanha é o terceiro maior mercado emissor de turistas a nível mundial, gerando cerca de 104 milhões de viagens, o que representa uma quota de 8,3% do total da procura turística mundial, englobando gastos na ordem dos 75,4 mil milhões de euros.
Tratando-se de um mercado que cresce a bom ritmo, é o segundo maior mercado de procura externa para Portugal, com uma quota de 13,6% nas dormidas na hotelaria, o quarto em número de hóspedes com uma quota de 10,3% e o quarto mercado em receitas turísticas, com 11,5% de quota. 

// O Perfil do Turista
Segundo um estudo recente da ReiseAnalyse, os gastos médios por viagem/turista situam-se em:
- 983,00 € nas viagens de férias, com mais de cinco dias
- 253,00 € nas de curta duração (2-4 dias).
​- 87,6% das viagens são para a Europa (França e  Áustria (quota de 12,6% cada), Espanha (quota de 11,3%), Itália (quota de 9,9%) e Portugal (quota de 1,4%).

De acordo com o Eurobarometer, a propensão para sair é maior na Alemanha face à média europeia, explicado pelo seu elevado poder de compra. O principal meio de transporte é o carro (47%), seguindo pelo avião (39%) que ganha posição. O alojamento em hotel continua a dominar (47%).
As férias de sol e mar são as principais escolhas, seguidas por férias de descanso ou de natureza.
As tendências apontam para o ganho de quota de férias de praia e em família vs perda nas férias de repouso e saúde.

// Oportunidades de Negócio / Tendências
Aumento da duração média de viagens nos segmentos com faixa etária mais elevada..
A hotelaria continua a manter-se como a modalidade de alojamento prefreida dos alemães, apesar de uma significativa parte desta procura prefreir apartamentos ou casa de férias. 
A reserva direta no estabelecimento (23%), é o modelo preferido na marcação de férias dos alemães. Cerca de 22% dos turistas continuam a marcar as suas férias através de uma agência de viagens. 
Verifica-se o aumento das viagens cuja motivação é o de city-breaks.

// Como abordar o mercado
Viagens de curta duração, em especial city-breaks, são fortemente reservadas online, através das companhias aéreas e dos portais existentes de hotéis, tais como a HRS e a booking.com ou diretamente nas unidades hoteleiras.
Períodos de férias mais longos que incluam transporte aéreo, alojamento e transfer, são preferencialmente reservados através de operadores turísticos, onde mais de 80% do mercado é controlado pelos top 7.
Considerando a diversidade e o federalismo alemão, aconselha-se uma abordagem geográfica, considerando os principais aeroportos e a frequência de ligações para Portugal.
Salienta-se a fidelidade dos operadores alemães aos seus parceiros comerciais, o que dificulta a penetração no mercado. A hotelaria terá vantagens em estabelecer um contacto prévio com os representantes dos operadores em Portugal. O domínio da língua alemão é importante para qualquer negociação​Considera-se de potencial interesse a participação em feiras de turismo, dirigidas ao consumidor, de especial importância neste mercado.

// Localização
Alemanha - Berlim
Portugiesisches Fremdenverkehrsamt
Zimmerstr. 56
D-10117 Berlin – Deutschland
Tel.: 00493025410675​
Coordenadas: 52°30'30.2"N 13°23'41.6"E​​​​
info.germany@turismodeportugal.pt

// Equipa de turismo
Cláudia Miguel - Coordenadora
claudia.miguel@turismodeportugal.pt
Alemanha | Suíça | Áustria

Sandra Lorenz - Gestora de Produto e Relação com os Media
sandra.lorenz@turismodeportugal.pt

António Vieira Teixeira - Gestor de Produto
antonio.teixeira@turismodeportugal.pt

Dagmar Paul - Gestora de Produto
dagmar.paul@turismodeportugal.pt

António Jorge - Gestor​ de Produto
antonio.jorge@turismodeportugal.pt

Dos escritórios de Berlim​:

// AUSTRIA – Viena
info.austria@turismodeportugal.pt

// ​​SUIÇA – Zurique
info.switzerland@turismodeportugal.pt​ ​



  • Alemanha
  • Equipas de Turismo no Estrangeiro
  • Turismo
  • Turismo de Portugal
  • Internacionalização
  • Promoção turística
  • Áustria
  • Suíça
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image