Constituindo o turismo uma atividade com forte expressão territorial, a concretização de uma política de desenvolvimento sustentado para o setor exige o conhecimento permanente e atualizado da espacialização da oferta turística, quer em termos de alojamento turístico existente, quer de equipamentos e infraestruturas de interesse para o turismo, bem como de perspetivas de desenvolvimento do setor em conformidade com instrumentos de gestão territorial (IGT) ou operações urbanísticas.
Os SIG (Sistemas de Informação Geográfica) constituem uma ferramenta fundamental para o prosseguimento deste desiderato.
O
SIGTUR disponibiliza dois tipos de temas – de negócio e territoriais – proporcionando
vários tipos de análises, designadamente através das pesquisas cruzadas dos temas de negócio, bem como entre estes e os temas territoriais.
No
SIGTUR podem ser visualizados os temas disponíveis, clicando no primeiro ícone
(Lista de Temas) no friso superior, bem como proceder a vários tipos de pesquisa:
_ Pesquisa simples
por exemplo denominação do empreendimento turístico.
Por geometria
com as opções de selecionar ponto, linha ou polígono e definição de buffer, obtendo por esta via (interseção territorial) todas as ocorrências relativas aos temas de negócio disponíveis na aplicação.
podendo selecionar vários atributos de um determinado tema, bem como selecionar a(s) área(s) territoriais pretendidas.
Estão, igualmente, disponíveis as seguintes funcionalidades:
_ Alojamento perspetivado em Empreendimentos Turísticos, por área territorial (consulte a explicação quanto à forma de cálculo).
_ Indicadores da oferta turística, calculados com base nos dados do Registo Nacional do Turismo (empreendimentos turísticos - RNET, alojamento local - RNAL, estabelecimentos dos agentes de animação turística - RNAT e balcões das agências de viagens e turismo - RNAVT), bem como a respetiva representação em cartogramas.
A informação alfanumérica constante do
SIGTUR sobre o RNT é obtida por sincronização diária (04:00H) com os quatro Registos mencionados.
No caso específico do RNAAT, RNAVT e do RNAL (na sua maioria), a georreferenciação é obtida de forma automática a partir do endereço, pelo que assume um caráter meramente indicativo. A fiabilidade da georreferenciação pode ser consultada na lista de detalhes de cada estabelecimento.
Exemplos da aplicação SIGTUR
Distribuição territorial (concelho de Lisboa) de empreendimentos turísticos existentes e com parecer favorável do Turismo de Portugal sobre o projeto e pedido de informação prévia.
Representação cartográfica do indicador relativo à capacidade de alojamento a turistas em empreendimentos turísticos (ET) e alojamento local (AL), por km2, nas freguesias do concelho de Lisboa