Estão abertas as candidaturas à
Linha de apoio à tesouraria das empresas turísticas - incêndios 2022, uma medida de ação extraordinária que visa o apoio social e económico de emergência às populações, empresas e municípios atingidos pelos incêndios de julho e agosto de 2022, nomeadamente, Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas, Seia, Carrazeda de Ansiães, Mesão Frio, Murça, Vila Real, Albergaria-a-Velha, Alvaiázere, Ansião e Ourém.
Com uma dotação global de 3 milhões de euros, esta Linha, publicada pelo Despacho Normativo n.º 13/2022, de 18 de outubro, é um instrumento de financiamento de natureza reembolsável sem juros remuneratórios para apoiar as necessidades temporárias de acréscimo de fundo de maneio, incluindo a amortização de contas correntes ou liquidação de financiamentos de curto prazo (até 1 ano).
// Beneficiários
_ Micro, pequenas e médias empresas certificadas que desenvolvam, nos territórios afetados, atividades económicas com as CAE do turismo.
// Financiamento
_ reembolsável sem juros remuneratórios, pelo prazo de 7 anos, incluindo uma carência de capital de 18 meses
_ até 50% do volume de negócios de 2019 ou de 2021, consoante o mais favorável
_ limite máximo de 150.000 euros.
// Candidaturas
_ candidaturas apresentadas através de formulário eletrónico no Sistema de Gestão de Projetos de Investimento (SGPI) disponível no portal do Turismo de Portugal, I.P.