O Turismo de Portugal reconhece as empresas do setor do Turismo que cumpram as recomendações da Direção-Geral da Saúde, para evitar a contaminação dos espaços com o SARS-CoV-2 (novo coronavírus). Esta medida, dinamizada pelo Turismo de Portugal, em articulação com a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e as Associações do Setor, procura sensibilizar as empresas para os procedimentos mínimos a adotar e incentivar a retoma do setor do turismo a nível nacional e internacional, reforçando a confiança de todos no destino Portugal e nos seus recursos turísticos.
// Como aderir ao selo
Os Empreendimentos Turísticos que pretendam obter o selo “Estabelecimento Clean & Safe” deverão cumprir o conjunto de disposições presentes na Declaração de Compromisso, disponível na plataforma digital do Turismo de Portugal relativa ao registo das empresas turísticas: o Registo Nacional dos Empreendimentos Turísticos (RNET). Só depois de aí submetida a Declaração de Compromisso, por parte das empresas, é que estas ficam com a possibilidade de utilizar o Selo em causa, seja nas suas instalações físicas, seja nos canais e plataformas de divulgação e venda.
O Selo atribuído a cada empresa estará associado ao seu número de Registo RNET e será válido até 30 abril de 2021 .
// Requisitos a cumprir
A adesão, e consequente utilização do selo “Estabelecimento Clean & Safe”, obriga ao compromisso por parte da empresa do cumprimento integral do conjunto de requisitos definido, destacando-se:
_ formação a todos os colaboradores;
_ auto monitorização diária;
_ cumprimento das orientações da Direção Geral de Saúde para limpeza nos estabelecimentos;
_ regras de organização do serviço;
_ disponibilização de informação aos clientes.
Nota: Consulte a lista completa de requisitos em
Documentos.
// Fiscalização
O Turismo de Portugal, em coordenação com as entidades competentes, irá realizar auditorias aleatórias aos estabelecimentos aderentes.
// Formação
Dado o interesse por esta iniciativa e, com o objetivo de garantir que todos os requisitos são conhecidos, o
Turismo de Portugal iniciou um
Programa de formação online sobre o Selo “Clean & Safe", que pretende sensibilizar as empresas turísticas para os procedimentos mínimos de limpeza, higiene e medidas básicas de Prevenção e Controlo da Infeção COVID-19.
Este Programa, certificado e de inscrição gratuita, disponibiliza ações em vários horários com uma duração total de 4 horas, repartidas por duas sessões, e com o limite de 250 participantes por ação. Pretende-se que, no final do programa de formação, os participantes tenham delineado um esboço de Protocolo Interno adaptado à sua organização.
Consulte as FAQ sobre o Selo "Estabelecimento Clean & Safe"
[DOC] [PDF] - ATUALIZADA