Selo Clean & Safe 2020 O primeiro caso de COVID-19 em Portugal, confirmado a 2 março 2020, exigiu uma atuação rápida do setor do turismo para se adaptar à situação. Em abril de 2020 o Turismo de Portugal, envolvendo vários parceiros, criou o Selo Clean & Safe para promover a confiança em Portugal como destino turístico. O Selo reconhecia os estabelecimentos e atividades que assumissem o compromisso de cumprir as recomendações emitidas pela Autoridade Turística Nacional, em articulação com as orientações da Direção-Geral da Saúde, para reduzir riscos de contaminação pela covid-19. Em complemento lançou-se a plataforma digital Portugal Clean & Safe que possibilitava a adesão ao Selo, disponibilizava informação sobre os aderentes e conteúdos relevantes em português e inglês, e possibilitava ainda a avaliação da experiência pelos turistas.
Selo Clean & Safe 2021
Um ano após a sua criação, numa parceria com a Direção-Geral da Saúde e a NOVA Medical School, o Turismo de Portugal atualizou os requisitos para adesão ao Selo Clean & Safe, que continuaria opcional e gratuito, mas ainda mais simples e ágil, com conteúdos informativos reforçados e disponíveis na plataforma digital Portugal Clean & Safe. Válido por mais um ano, até abril 2022, o Selo atualizado resultou da evolução da situação pandémica e dos conhecimentos técnicos e científicos, entretanto adquiridos, adaptando-se às exigências no domínio da Saúde Pública. A partir de junho de 2021, as entidades aderentes ao Selo Clean & Safe 2021 passaram também a estar abrangidas pelo European Tourism COVID-19 Safety Seal.
Selo Clean & Safe 2022-2024
Dois anos após a sua criação, a versão 2022 do Selo Clean & Safe manteve o enfoque na componente sanitária, continuando a promover a excelência no desempenho higiénico-sanitário das empresas, com requisitos adaptados à fase pandémica de então. Mas alargou também o âmbito do Selo a outras eventuais crises de saúde pública (outras pandemias além da covid-19 ou ondas de calor), bem como uma nova dimensão de segurança transversal às atividades turísticas, abrangendo possíveis situações de risco decorrentes de fenómenos extremos e riscos coletivos (incêndios rurais, inundações, secas, sismos e tsunamis) e de constrangimentos internacionais (cibersegurança, refugiados e guerra). Nesse contexto contou com várias parcerias técnicas especializadas, nomeadamente, com a NEST-Centro de Inovação do Turismo, a AGIF – Agência Gestão Incêndios Rurais, a Autoridade Nacional Emergência e Proteção Civil e novamente com a NOVA Medical School. O Selo continuou opcional e gratuito, sendo válido por mais dois anos, até junho de 2024.
Selo Clean & Safe premiado
Em dezembro de 2020, o selo Clean & Safe foi um dos vencedores da 2.ª edição do Prémio Nacional de Turismo (PNT 2020), na categoria Turismo de Confiança. Este prémio foi uma iniciativa promovida pelo banco BPI e o semanário Expresso. No âmbito da distinção EEPA 2022 – European Enterprise Promotion Awards, em outubro de 2022 foi atribuído o 1.º Prémio Nacional ao projeto Selo Clean & Safe, na categoria Empreendedorismo Responsável e Inclusivo.
Balanço Selo Clean & Safe
A validade do selo terminou quatro anos após a sua criação, em junho 2024. Nessa sequência extinguiu-se a plataforma digital Portugal Clean & Safe e a informação relevante passa a ser disponibilizada no site do Turismo de Portugal, continuando-se a contribuir para a promoção de Portugal como destino turístico seguro.
Assim, em eventuais situações adversas de saúde pública, de fenómenos extremos e riscos coletivos, ou de constrangimentos internacionais, as empresas encontram no site do Turismo de Portugal várias ferramentas de apoio, como guias e modelos de planos de ação, para melhor gestão de eventuais situações de crise:
Guias
_ Documento Técnico de Apoio – Manual de Saúde;
_ Documento Técnico de Apoio – Incêndios Rurais;
_ Documento Técnico de Apoio – Sismos;
_ Documento Técnico de Apoio – Medidas de Redução de Consumo de Energia;
_ Documento Técnico de Apoio – Medidas de Redução de Consumo de Água.
Modelos de Planos de Ação
_ Minuta de Plano de Ação – Covid 19;
_ Minuta de Plano de Ação Fenómenos Extremos – Incêndios Rurais;
_ Minuta de Plano de Ação Riscos Coletivos – Sismos;
_ Minuta de Plano de Ação para Cibersegurança;
_ Minuta de Plano de Ação – Refugiados.