// Sobre o Selo de Eficiência Hídrica "Save Water"
O Selo de Eficiência Hídrica "Save Water", uma medida coordenada pela Região de Turismo do Algarve, em articulação com o Turismo de Portugal e com a ADENE - Agência para a Energia, foi apresentado publicamente no dia 18 março 2024, em Faro.
Esta iniciativa decorre da
Resolução de Conselho de Ministros, n.º 26-A/2024, de 20 de fevereiro, que vem reconhecer a situação de alerta, por motivo de seca, na região do Algarve e, desse modo, vem aprovar um quadro de medidas de resposta especificas para o setor do turismo. Entre elas encontra-se a implementação de um
selo de eficiência hídrica, aplicável aos empreendimentos turísticos, e que ateste a efetiva redução do consumo de água e o compromisso das empresas com a implementação de medidas de eficiência hídrica que contribuam para a poupança e gestão sustentável da água.
O Selo “Save Water”, atribuído no momento da subscrição do Compromisso com a Eficiência Hídrica por parte dos empreendimentos turísticos, traduz a evidência pública da adoção de um conjunto de medidas por parte dos referidos empreendimentos, com vista a uma gestão eficiente e consciente da água, contribuindo para que se possam alcançar os objetivos de redução de 15% do volume de água consumido pelo setor urbano.
// Implicações do Compromisso com a Eficiência Hídrica para os subscritores
_ a partilha, divulgação e incentivo às boas práticas de eficiência hídrica junto dos seus colaboradores e clientes ou utilizadores;
_ a adoção de um Plano de Ação para a eficiência hídrica que contemple, pelo menos, 30 medidas de entre as identificadas no documento "Medidas de Eficiência Hídrica", visando a resposta imediata à situação de alerta em matéria de recursos hídricos, de acordo com os requisitos especificados no referido Plano, e a implementar faseadamente até 31 de dezembro de 2024;
_ a monitorização dos consumos de água com origem na rede de abastecimento;
_ o registo periódico, na Plataforma de Eficiência Hídrica, da informação necessária ao acompanhamento e monitorização do compromisso, designadamente o progresso na execução das medidas previstas no Plano de Ação e os consumos de água registados em 2023 e os verificados em 2024.
Está prevista a monitorização, acompanhamento e fiscalização da implementação das medidas ao longo das 3 fases previstas e calendarizadas, com a monitorização dos consumos a ser assegurada pela ADENE.
A água é imprescindível para a existência dos ecossistemas naturais, assim como para a continuação das comunidades e para o desenvolvimento das atividades económicas. Perante a ameaça da sua escassez e fazendo face à urgência da situação, o turismo pode contribuir de forma significativa e tem um papel importante no caminho para um futuro sustentável do planeta.