// Sobre o Eco-Escolas
O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAAE.
Este Programa visa encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. A coordenação é a nível internacional, nacional, regional e de escola, permitindo a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.
Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece também metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.
Depois de inscritas, as escolas da rede recebem um conjunto de informações e orientações facilitadoras da implementação do Programa. A coordenação organiza atividades de formação, um Seminário Nacional, o Dia Bandeiras Verdes, entre outras. Os professores e/ou coordenadores em cada estabelecimento de ensino, são os pontos focais do Eco-Escolas no terreno, sendo da sua responsabilidade a reunião de condições, meios e estratégias para levar a bom termo a implementação da metodologia proposta.
O programa pode ser adotado por qualquer escola, desde que se inscreva e que siga a sua metodologia.
// Para Receber a Bandeira Verde
A escola tem de demonstrar ter seguido a metodologia dos 7 passos:
1. Conselho Eco-Escolas;
2. Auditoria Ambiental;
3. Plano de Ação;
4. Trabalho Curricular;
5. Monitorização e Avaliação;
6. Envolvimento da Comunidade;
7. Eco-Código.
O plano de ação é desenhado por cada escola e deverá tomar em conta a Agenda de prioridades de acção/intervenção decidida pelo Conselho Eco-Escolas. Em paralelo as escolas são desafiadas a participar em diversos sub-projectos que procuram (in)formar e aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas.