// Galardoados com a Bandeira Verde ECOXXI em 2023
Na edição de 2023, candidataram-se a município ECOXXI 66 municípios portugueses e foram atribuídas 59 Bandeiras Verdes ECOXXI.
Os Municípios de Águeda, Braga, Cascais, Matosinhos, Oeiras, Pombal, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Sintra e Torres Vedras foram os que obtiveram melhores pontuações.
Relativamente ao indicador 21 “Turismo Sustentável” avaliado pelo Turismo de Portugal, os municípios que obtiveram a maior pontuação são:
_ Funchal
_ Mafra
_ Lagos
_ Torres Vedras
_ Beja
// Sobre a Bandeira Verde ECOXXI
O ECOXXI é um
Programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela ABAAE desde 2005.
// Destinatários
Destina-se principalmente aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local. A participação no Programa é voluntária, cabendo a cada município a decisão da apresentação da sua candidatura.
// Objetivos
Visa a identificação e o reconhecimento de boas práticas de sustentabilidade valorizando, entre outros aspetos:
– a educação no sentido da sustentabilidade;
– a qualidade ambiental.
Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este Programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave:
_ Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável;
_ Sociedade Civil;
_ Instituições;
_ Conservação da Natureza;
_ Ar;
_ Água;
_ Energia;
_ Resíduos;
_ Mobilidade;
_ Ruído;
_ Agricultura;
_ Ordenamento do Território;
_ Turismo.
A Bandeira Verde é um conceito agregador, que identifica, reconhece e galardoa os municípios (ECOXXI), as freguesias (Eco-Freguesias XXI), assim como os destinos turísticos (Green Destinations), com boas práticas de sustentabilidade e com políticas e ações em torno dos 21 indicadores e mais de 65 subindicadores.
Para se candidatar ao ECOXXI, o município fornece informação relativa às ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior, que é avaliada por um grupo de peritos que integram a Comissão Nacional onde estão representadas 34 instituições.
O Turismo de Portugal faz parte da Comissão Nacional, sendo júri especializado para o Indicador 21 – “Turismo Sustentável”.
Veja o vídeo com a gravação do Workshop Eco XXI - Turismo Sustentável, 26 mar 2021: