// Estabelecimentos galardoados com a Green Key 2024
Em 2024, Portugal conta com um total de 317 estabelecimentos galardoados, mais 48 do que no ano passado.
As categorias com maior número de unidades galardoadas são: Hotéis (247), seguindo-se o Alojamento Local (32), Turismo no Espaço Rural (21), Parques de Campismo (8), Restaurantes (7), Pousadas de Juventude (1) e Centro de Congressos (1).
A região turística, no Continente, com mais estabelecimentos Green Key é a Região de Lisboa, com 62 galardoados, seguido da Região do Algarve, com 58, na Região do Norte foram reconhecidos 52, tendo a Região Centro apresentado 42 unidades e o Alentejo 17. Na Região Autónoma da Madeira estão reconhecidos 67 estabelecimentos turísticos com a Green Key e na Região Autónoma dos Açores mantém-se 19 galardoados.
// Sobre o Programa Green Key
O programa Green Key é um galardão internacional coordenado pela Foundation for Environmental Education (FEE) e desenvolvido em 70 países, contanto atualmente com uma rede de 5.800 estabelecimentos galardoados.
Em Portugal, este programa é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), desde 2007, e conta com o apoio de diversas entidades nacionais públicas e privadas, das quais o Turismo de Portugal faz parte como membro do Júri Nacional. O Green Key tem como objetivo promover o turismo sustentável através do reconhecimento de empreendimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo, centros de conferência e restaurantes que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovem a Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
// Objetivos do programa Green Key
_ Sensibilizar para a adoção de práticas e comportamentos sustentáveis entre os decisores e participantes (empresas, autoridades, clientes, fornecedores e comunidades locais) através da educação ambiental para a sustentabilidade;
_ Reduzir o impacte ambiental das atividades de comércio, serviços e restauração;
_ Promover a redução e eficiência no consumo dos recursos naturais;
_ Facilitar estratégias de marketing verde e reconhecer as iniciativas de gestão ambiental;
_ Contribuir para a implementação de Agendas 21 Locais através da melhoria contínua das organizações.
É um programa que atrai mercado turístico nacional e internacional seguindo a tendência global de marketing verde e ainda motiva o staff para os objetivos definidos pelo estabelecimento.
Em 2016, os critérios Green Key foram reconhecidos pelo GSTC – Global Sustainable Tourism Council, uma organização sem fins lucrativos que estabelece e gere standards de turismo sustentável, sendo uma referência mundial para o setor.