O Instituto Português da Qualidade (IPQ), organismo nacional da normalização, é a entidade que tem por missão a coordenação do Sistema Português da Qualidade. Publicou várias normas de qualidade em turismo que contaram com a participação do Turismo de Portugal na sua elaboração.
A Norma Portuguesa 4556 - Serviços de Turismo Industrial, publicada em 2017, tem em vista orientar e fixar padrões de serviços de qualidade para o Turismo Industrial, seja na vertente de Indústria Viva, quer na do Património Industrial ou na combinação de ambos.
Nos termos da presente norma, entende-se por Turismo Industrial as experiências proporcionadas e que decorrem de atividades desenvolvidas em locais de indústria viva ou de património industrial. Essas experiências relacionam-se com os produtos e os processos de produção e/ou com a memória histórica e cultural dos mesmos.
Estas normas nacionais são adquiridas junto do IPQ que também disponibiliza informação adicional sobre normalização.
A atividade de acreditação é da responsabilidade do Instituto Português de Acreditação (IPAC) e consiste na avaliação e reconhecimento da competência técnica de entidades para efetuar atividades específicas de avaliação da conformidade. O IPAC identifica as entidades acreditadas para eventual certificação segundo as Normas em causa.