A iniciativa Smart Tourism reconhece as cidades que implementam novas ferramentas e práticas digitais, como igualdade de oportunidades e acesso aos visitantes, desenvolvimento sustentável e apoio às indústrias criativas e talentos locais. Com estes concursos, a Comissão Europeia promove e premia o futuro do turismo inteligente e sustentável na Europa.
Ambos os prémios estão abertos a cidades de toda a UE, bem como a países não pertencentes à UE que participam no Programa do Mercado Único (SMP) - anteriormente o Programa COSME. Os países elegíveis incluem todos os 27 Estados-Membros da UE e países não pertencentes à UE que participam no SMP, incluindo a Albânia, a Bósnia e Herzegovina, a Islândia, o Kosovo, o Liechtenstein, a Moldávia, o Montenegro, a Macedónia do Norte, a Noruega, a Sérvia, a Turquia e a Ucrânia.
// Capital Europeia do Turismo Inteligente - Smart gets you further
Reconhece as conquistas das cidades europeias como destinos turísticos em quatro categorias: sustentabilidade, acessibilidade, digitalização e património cultural e criatividade.
Este concurso está aberto a cidades com uma população de mais de 100.000 habitantes. Para mais informações, consulte o Guia do Candidato para a Capital Europeia do Turismo Inteligente.
// Pioneiros Europeus Sustentáveis em Turismo Inteligente - Green leads the way
Reconhece os destinos turísticos sustentáveis emergentes em toda a Europa. Tem como objetivo premiar os destinos mais pequenos que implementaram com sucesso estratégias para promover o turismo sustentável através de práticas de transição verde.
Este concurso está aberto a cidades com uma população entre 25.000 - 100.000. Para mais informações, consulte o Guia de Candidatos do European Green Pioneer of Smart Tourism.
// Prazo limite das candidaturas é 30 de maio de 2025 às 17:00 CET.