O património templário em Portugal constitui um legado histórico e cultural de enorme relevância, refletindo o papel dos Cavaleiros Templários na formação e consolidação da identidade nacional. Estes monges-guerreiros, estabelecidos no país desde o século XII, desempenharam um papel estratégico na Reconquista Cristã e no povoamento de territórios, além de contribuírem para a organização administrativa, financeira e militar do reino. O seu legado materializa-se em monumentos icónicos, como o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo, ambos Património Mundial da UNESCO, entre outros castelos, igrejas e ruínas que testemunham a sua influência no território nacional.
Em 3 de março de 2023, foi assinado o Protocolo de Colaboração para a Implementação da Rota dos Templários Portugal, com vista à valorização do património templário nacional e à melhoria da experiência de visitação dos monumentos e recursos templários emblemáticos, através de experiências diferenciadoras, inclusivas e imersivas, nomeadamente com recurso às novas tecnologias, de modo a captar a procura turística nacional e internacional. A rede de parceiros foi reforçada em março de 2025, com a assinatura de uma Adenda ao Protocolo para a integração de mais municípios com património templário. A Rota Templários Portugal integra os seguintes parceiros:
- Turismo de Portugal
- Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal
- Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal
- Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo
- CIM Médio Tejo
- Municípios de Abrantes, Arronches, Castelo Branco, Ferreira do Zêzere, Idanha-a-Nova, Mogadouro, Ourém, Pombal, Reguengos de Monsaraz, Sabugal, Sertã, Soure, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha e Vila Velha de Rodão
Esta rede nacional teve na sua génese no projeto “Rota Templários Médio Tejo" desenvolvido ao abrigo da Linha de Apoio à Valorização turística do Interior, do Turismo de Portugal (Programa Valorizar), com um foco particular no desenvolvimento de conteúdos interativos – soluções de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) -, nos recursos associados a este património e no desenvolvimento de um website, envolvendo a CIM Médio Tejo e as Câmaras Municipais de Tomar, Vila Nova da Barquinha e de Ferreira do Zêzere.
A Rota dos Templários Portugal tem vindo a desenvolver encontros entre parceiros para partilha de projetos e concertação de iniciativas comuns que promovam o património templário nacional.
Consulte mais informação sobre a rota, com património visitável, roteiros e eventos disponível no site Templar Portugal e que progressivamente integra informação dos municípios aderentes à rede nacional.