O Programa de Ação para o Enoturismo em Portugal, apresentado na Bolsa de Turismo de Lisboa Travel Market 2019, é uma iniciativa desenvolvida no âmbito da Estratégia Turismo 2027, que se insere no ativo estratégico Gastronomia & Vinhos, com o objetivo de promover o destino e diversificar os mercados emissores, reduzir a sazonalidade e alargar o turismo a todo o território.
Em 2018 Portugal foi reconhecido pela segunda vez consecutiva como o melhor destino turístico do mundo. Portugal assume também destaque como um país de referência internacional na produção de vinhos com prestígio à escala global. Não sendo, ainda, um destino de enoturismo de referência mundial, tem uma oferta presente em todo o território nacional, sendo uma marca da identidade dos destinos que importa preservar, destacar, valorizar.
O Enoturismo é, assim, uma prioridade para o desenvolvimento turístico do País, pelo que importa dispor de um
Programa de Ação para o Enoturismo em Portugal 2019-2021, que potencie a gastronomia e os vinhos, ativos turísticos nacionais identificados na Estratégia Turismo 2027 (ET27).
No âmbito do Programa de Ação para o Enoturismo,
foram já aprovados projetos com um investimento total superior a 60 milhões de euros. Estes projetos, financiados através dos diversos instrumentos financeiros de apoio do Turismo de Portugal, designadamente, Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, Linha de Apoio ao Turismo Acessível e através do Sistema de Incentivos Inovação Empresarial – Produtiva no âmbito do Portugal 2020, são exemplos da materialização do programa de ação definido.