A União Europeia está a trabalhar em regras importantes como a Directiva Green Claims para proteger os consumidores de alegações não fundamentadas existentes no mercado.
É cada vez maior a necessidade dos consumidores em reduzir a sua pegada ecológica, e, ter acesso a informações ambientais confiáveis quando adquirem um produto/ serviço. Neste contexto, a Organização Europeia do Consumidor (BEUC) e o Centro de Investigação para o Consumo Internacional (ICRT) desenvolveram uma pesquisa em 16 países, incluindo Portugal, de onde se destacam aspetos como:
_ Os consumidores querem reduzir a sua pegada ecológica e procuram informações sobre o impacto ambiental dos serviços e produtos que adquirem.
_ Os consumidores não conseguem distinguir facilmente as alegações falsas das genuínas e estão cada vez mais desconfiados face ao greenwashing.
_ Os consumidores esperam que as autoridades os protejam contra o greenwashing através de uma regulamentação rigorosa.
De acordo com a pesquisa realizada, 3 em cada 4 consumidores pensam que as alegações verdes só devem ser autorizadas se forem verificadas de forma independente, e 80% acreditam que as empresas culpadas de greenwashing devem ser severamente multadas.