European tourism: recent developments and future challenges é o título do relatório publicado recentemente pelo Parlamento Europeu, através do seu Comité de Transporte e Turismo (ITRE). Trata-se de um relatório abrangente e aprofundado sobre as tendências do turismo na União Europeia (EU), que identifica, também, um conjunto de medidas de política pública para a sustentabilidade do setor na Europa para a próxima década.
Neste relatório é realizada uma análise do desenvolvimento do turismo como setor crítico de sucesso na criação de riqueza e de emprego no contexto da UE, sendo o terceiro maior setor exportador da Europa, estabelecendo-se como o bloco com melhores performance económicas no mundo, mantendo uma competitividade líder que não é acompanhado por muitas outras indústrias europeias, outrora líderes económicos globais.
Para este efeito, no referido documento é realizado uma análise das (entre três e cinco) principais tendências globais, não só no setor, stricto sensu, como na economia adjacente ao turismo, como é o caso da crescente digitalização da economia e da sociedade, assim como, a necessidade de ajustar processos de negócio de forma a contribuir para o desígnio da neutralidade carbónica (da UE e de Portugal) em 2050.
Face a este diagnóstico, tendo presente que a UE e o setor do turismo se irão deparar com desafios futuros, mas também com oportunidades, o relatório apresenta um conjunto de propostas de medidas de política pública para placar os referidos desafios, mas também, possibilitar e incentivar cooperação no espaço da UE que potencie manter a UE na liderança no setor e que possibilite, simultaneamente, criar mais e melhor empregos.
Em conclusão, o relatório identifica como estratégico ser atribuída uma maior atenção da UE ao setor do turismo, de forma coerente, com legislação amigável e moderna, com financiamento dedicado a esses mesmos objetivos estratégicos a ser delineado.