Objetivo Geral:As áreas rurais e urbanas são interdependentes e podem beneficiar mutuamente de um planeamento territorial que leve em consideração a sua relação interativa. As propostas devem ter como objetivo melhorar a cooperação, as conexões e o planeamento rural-urbano para um desenvolvimento territorial integrado capaz de responder às disparidades socioambientais e promover o crescimento sustentável.
Espera-se que as propostas apoiem projetos específicos para o desenvolvimento de parcerias territoriais rural-urbanas para melhorar o bem-estar das populações rurais e urbanas, aumentar a resiliência e favorecer um desenvolvimento mais sinérgico/interligado/em rede das áreas rurais e urbanas.
A proposta deve também dar prioridade à experimentação e inovação em domínios que têm demonstrado favorecer sinergias urbano-rurais bidirecionais e o desenvolvimento de uma economia do bem-estar: proximidade (encurtamento de distâncias/cadeias de valor, incluindo no setor agroalimentar, com atenção particular para produção orgânica), economia/sociedade mais verde (ex. habitação, partilha de e/ou serviços itinerantes), cultura, paisagem e património (construindo identidades territoriais, bem como melhorando o acesso a um património cultural valorizado e à vida cultural) e mobilidade (alternativas de mobilidade sustentáveis e acessíveis para residentes rurais).
Resultados Esperados:_ Melhores conexões e estratégias de governança que promovam o desenvolvimento sinérgico e a transição justa de áreas rurais e urbanas e políticas e estratégias territoriais mais integradas em um número crescente de localidades;
_ Maiores oportunidades de negócio e inovação graças a uma economia mais próxima, circular e verde e renovada vitalidade dos espaços rurais através de uma melhor conectividade, valorização do património cultural e natural e ecossistemas de inovação mais fortes;
_ Melhor acesso mútuo dos atores rurais e urbanos aos serviços prestados por qualquer tipo de área;
_ Melhor conectividade social, capital social, resiliência e capacidade de enfrentar mudanças e inovar, e maior compreensão das conexões culturais entre comunidades rurais e urbanas e fortalecimento do senso de identidade territorial.
Quem se pode candidatar:Entidades publicas e/ou privadas; organizações internacionais pertencentes a países do Horizonte Europa ou países associados do programa.
Composição do consórcio:
No mínimo, 3 entidades representantes de 3 Estados membros diferentes.
Financiamento:
11.000.000,00 € (máx. 2 projetos).
Data-limite:
12 de abril de 2023.