A Comissão Europeia lançou recentemente um Convite à apresentação de propostas de projetos para 2020 no âmbito do Programa LIFE e, dadas as circunstâncias atuais que se vive, com prazos de candidatura alargados. O Programa LIFE 2020 é um instrumento financeiro comunitário criado com o objetivo de contribuir para a execução, atualização e desenvolvimento das Políticas e Estratégias Europeias na área do Ambiente, através do co-financiamento de projetos com valor acrescentado europeu.
Este ano, são atribuídos mais de 450 Milhões de Euros a projetos de conservação da natureza, proteção do ambiente e ação climática, no âmbito dos sub-programas Ambiente e Ação Climática, visando contribuir para a implementação do Acordo Verde Europeu (European Green Deal).
A maioria dos projetos LIFE têm um carácter tradicional, podendo ser coordenados por qualquer pessoa jurídica registada na UE, nomeadamente, instituições públicas, empresas e organizações não governamentais (ONG). Muitos destes projetos mostram melhores práticas, executam pilotos, sensibilizam o público ou demonstram avanços nas práticas ambientais.
Todos os candidatos, independentemente da sua dimensão, são encorajados a olhar para a sua ideia de projeto e identificar qualquer elemento que possa potencialmente melhorar a capacidade coletiva de evitar ou lidar com uma crise futura semelhante à que se vive atualmente. Explorar as ligações entre o ambiente, o clima e a saúde humana, é claramente vital para o fortalecimento do ambiente.