O
Programa FIT – Fostering Innovation in Tourism, é um
programa do Turismo de Portugal que visa desenvolver uma rede de incubadoras de empresas especialmente focadas no desenvolvimento de ideias e de modelos de negócio associados ao turismo, com capacidade de revitalizar e potenciar a inovação e o crescimento competitivo do setor. A rede é constituída atualmente por
46 incubadoras no país que assinaram um protocolo de colaboração com o Turismo de Portugal.
Este programa cria condições para promover o empreendedorismo e a inovação, desenvolver estratégias de rejuvenescimento das empresas relacionadas com a atividade turística e desenvolver conceitos de inovação e sustentabilidade no setor do turismo.
O FIT integra duas iniciativas: o apoio a programas de ideação, realizados em parceria com a rede de Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal e de aceleração e inovação aberta, promovidos pela rede de incubadoras; e o apoio à participação de startups em feiras internacionais de turismo.
A operacionalização do apoio do FIT aos programas promovidos pelas incubadoras engloba dois regulamentos, Regulamento FIT Ideação e Regulamento FIT Aceleração e Inovação Aberta. A vigência dos regulamentos FIT é estendida até julho de 2021.
O FIT estabelece os seguintes desafios para 2020-2021:
// FIT Ideação
_ Soluções digitais para PME
_ Projetos sustentáveis e de economia ambiental
_ Valorização dos recursos e produtos locais dos territórios do interior do país
// FIT Aceleração e Inovação Aberta
_ Soluções sustentáveis
_ Melhores dados e insights
_ Seamless experience
_ Dispersão territorial e sazonal da procura
_ Desenvolvimento de soluções digitais para empresas, sobretudo PME, para otimização das operações de negócio das empresas ao nível da gestão e comercialização
No FIT 2020/2021 foram selecionados 16 programas, 4 de ideação, 5 programas de aceleração e 7 programas de inovação aberta, envolvendo 327 startups e ideias de projeto.