A 11.ª edição da Cimeira Mundial dos Oceanos (World Ocean Summit) regressa a Lisboa de 11 a 13 de março, sob o tema Virar a maré para uma economia oceânica sustentável e pretende fomentar a partilha de informação e o desenvolvimento de ações na transição para uma economia oceânica sustentável.
Este é um evento global anual que reúne representantes governamentais, empresários, membros da sociedade civil e da academia. O objetivo é mudar a forma como os negócios que impactam os oceanos são desenvolvidos, inspirando o estabelecimento de novas parcerias e o desencadear de ações efetivas para se desenvolver uma economia oceânica mais sustentável.
O evento conta, a 12 de março, com a participação do Turismo de Portugal através de uma intervenção no painel Encontrando o equilíbrio económico e ambiental no turismo azul, bem como de um conjunto de workshops “Como fazer” e workshops interativos que visam criar dinâmicas junto dos diversos participantes e organizações comprometidas com a proteção e preservação dos oceanos.
A agenda de 2024 centra-se na saúde dos oceanos, nas estratégias da indústria para uma economia oceânica sustentável e nas soluções climáticas oceânicas. A cimeira contará com mais de 180 oradores especializados e reunirá a mais ampla secção da comunidade oceânica, desde empresas e finanças, decisores políticos nacionais e internacionais, sociedade civil e academia.
Este evento proporciona a plataforma perfeita para inspirar novas parcerias, soluções e estratégias no cumprimentos das metas preconizadas para 2030, no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.