A cidade de Elvas acolhe o Workshop “Turismo noturno: perspetivas e desenvolvimento na Raia", que terá lugar a 12 novembro no Forte da Graça, uma organização da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
A iniciativa enquadra-se no âmbito do projeto ILUMINA, que visa a promoção do desenvolvimento económico e social do espaço transfronteiriço, através da iluminação de elementos do património histórico-cultural e da criação de roteiros que aliam o turismo de natureza, histórico, cultural e gastronómico.
O workshop, que conta com a participação do Turismo de Portugal, através da Direção de Recursos e Oferta, visa abordar e aprofundar o potencial do turismo cultural noturno, para efeitos de valorização dos recursos naturais e culturais da Eurorregião EUROACE, área que abrange um conjunto de NUTS III de regiões de Portugal e Espanha.
Este evento marca um importante passo para o diagnóstico turístico do território envolvido no projeto, bem como para o desenho das rotas e demais suportes informativos, aliados à estruturação deste produto turístico e da marca “Destino Cultural Noturno”.
// Programa
14h00 - Receção e Secretariado
14h30 - Boas Vindas pelo Presidente da Câmara Municipal de Elvas -Rondão de Almeida e pelo Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo - José Santos
15h15 - Dark Sky® Alqueva no Alentejo, o primeiro Destino Turístico Starlight | Apolónia Rodrigues pela Associação Dark Sky®
15h45 - As alterações climáticas e o turismo | Leonor Picão, pelo Turismo de Portugal
16h15 - Coffee break
16h30 - A animação turística noturna | Catarina Valença, pela SPIRA
17h00 - A iluminação na arquitetura | Diana Del-Negro, pela Lightware-Architectural Lighting Design
17h30 - Encerramento por Antonio Collada Banderas, pela Fundação Iberdrola
18h00 - Visita guiada em autocarro pela cidade de Elvas, para observação da iluminação (com começo e término no Forte da Graça)
O projeto ILUMINA decorre de uma candidatura aprovada no âmbito do Programa Interreg POCTEP 2021-2027 e desenvolve-se entre julho 2024 e junho 2026.
A Fundación Iberdrola España é a líder do consórcio e conta com os seguintes parceiros portugueses: ERT (Turismo do Alentejo), ARPTA (Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo - Turismo do Alentejo e Câmara Municipal de Campo Maior. Os parceiros espanhóis são: Dirección General de Turismo de Extremadura, Cluster del Turismo de Extremadura, Hermandad Nuestra Sra de Carrión (Alburquerque) e o Ayuntamiento de Valencia de Alcántara.
A participação é livre, mas sujeita a inscrição obrigatória.