Com o apoio das Câmaras Municipais de Lisboa, Cascais e Matosinhos, e do Ministério das Finanças de Portugal e da AICEP, este seminário,
a ter lugar dia 16 de outubro na Casa da América Latina (CAF), que também
conta com a participação do Turismo de Portugal, abordará as principais oportunidades para promover a resiliência e regeneração urbana através da valorização da biodiversidade e da cultura local.
O evento tem como foco os desafios ambientais e sociais que as cidades enfrentam, exigindo novas abordagens. O CAF propõe a criação de cidades mais verdes, inclusivas e prósperas, explorando modelos de desenvolvimento inovadores. Serão apresentados projetos que podem ser replicados na América Latina e na Europa, tendo como propósito a criação de sinergias, visando a melhoria da qualidade de vida urbana.
// O programa é composto por três sessões temáticas:
_ Promovendo a revitalização das cidades: Foco na integração de cultura, criatividade e natureza no processo de revitalização urbana, que gerem um compromisso com a sustentabilidade.
_ Construindo cidades resilientes: Debate sobre o desenvolvimento de infraestruturas sustentáveis, como soluções baseadas na natureza, e o uso de infraestruturas azuis e verdes, bem como a segurança hídrica, para fortalecer a resiliência das cidades às alterações climáticas
_ Resíduos em Transformação: Explora caminhos para um futuro circular na Ibero-América, com ênfase na gestão e transformação de resíduos.