Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

III Jornadas Internacionais Memórias do Carvão

Património

20 a 22 nov 2025

Vila Mineira de São Pedro da Cova

​​A III Jornadas Internacionais Memórias do Carvão decorrem de 20 a 22 de novembro de 2025, na Vila Mineira de São Pedro da Cova, em Gondomar, e têm como objetivo discutir a valorização do património ligado à exploração do carvão, os impactos ambientais da indústria extrativa e a descarbonização. 

O evento, que conta com apoio de vários parceiros, entre os quais, o Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, tem ainda como foco a reutilização de antigas minas de carvão e suas infraestruturas para novos usos culturais, criando um espaço informal de troca de conhecimentos sobre geologia, ambiente, património e reutilização de espaços mineiros.

// Áreas temáticas:

_ Geologia e Ambiente: Estudos geológicos, impactos ambientais do carvão, passivo e remediação, descarbonização e novos usos das minas.

_ Memória e Património: Valorização do património mineiro, reutilização de espaços industriais, experiências museológicas e rotas culturais, o carvão nas tradições culturais e populares, saúde e cultura nas comunidades mineiras.


  • Ambiente
  • Geologia
  • Museu
  • Debate
  • Património
  • Património cultural
  • Cultura
  • Turismo industrial
  • Evento
  • 2025
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image